Agronegócio

Conheça a fazenda-TV de Arnaldo Cezar Coelho

TV Rio Sul, retransmissora da Globo em Resende (RJ); face empresarial e agrária de Arnaldo é bem menos conhecida

Por Alceu Luís Castilho
De Olho nos Ruralistas

O comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho não poderá participar da transmissão do jogo do Brasil contra Marrocos, amanhã (25), no canal de Galvão Bueno. A Globo vetou. O próprio Galvão contou o motivo: Coelho possui uma retransmissora do canal. E o contrato não permite. Essa emissora chama-se TV Rio Sul e fica em Resende (RJ). A sede é uma réplica de uma fazenda colonial em Vassouras (RJ) que também pertence a Coelho, por meio da empresa Samambaia Participações.

A antiga fazenda escravista de 109 alqueires em Vassouras foi adquirida em 1983 pela Samambaia por Arnaldo e seu irmão, Ronaldo Cezar Coelho, que foi deputado federal por quatro mandatos e também é onhecido por sua face empresarial e fortuna como banqueiro. Arnaldo também atuou no mercado financeiro, ganhou muito dinheiro com mercado futuro na corretora Liquidez, como ele já contou algumas vezes.

E hoje não é somente um comentarista de futebol, mas um empresário com iniciativas em diversos setores, entre eles o imobiliário. O capital social de suas empresas ultrapassa R$ 200 milhões. Ronaldo possui mais de R$ 5 bilhões. Seu fundo de investimentos Samambaia — o mesmo nome da empresa com Arnaldo — é o principal acionista da BR Distribuidora.

Fazenda São Fernando, dos irmãos Cezar Coelho, em Vassouras (RJ). (Imagem: TV Rio Sul)

A relação de Arnaldo Cezar Coelho com a Globo sempre foi muito boa. Além de possuir uma afiliada, característica em comum com o diretor Boninho, que possui uma retransmissora no lado paulista do Vale do Paraíba, a fazenda dele em Vassouras foi sede de várias novelas, como “Salvador da Pátria” (1989), “Mulheres de Areia” (1993), “Coração de estudante” (2002) e “Ouro Verde” (2017).

Em “Salvador da Pátria, novela de Lauro César Muniz, o ator Lima Duarte brilhou como o boia-fria Sassá Mutema. A trama tem fazendeiros, banqueiro, políticos. O tema de abertura, “Amarra o teu Arado a uma Estrela”, era de Gilberto Gil:

Se os campos cultivados neste mundo
São duros demais
E os solos assolados pela guerra
Não produzem a paz
Amarra o teu arado a uma estrela
E aí tu serás
O lavrador louco dos astros
O camponês solto nos céus

A família Coelho não foi a responsável pelo período cafeeiro e escravista da fazenda em Vassouras. Ali viviam mais de cem escravos, como mostra um artigo acadêmico sobre o suicídio do escravo Felisberto. Restaurada por Ronaldo, ela tem hoje atividades culturais, de arqueologia e museologia, e está aberta para visitas, com direito a divulgação na emissora do irmão.