Saúde Popular

MST realiza encontro interregional de saúde em São Paulo

I Encontro Interregional de Saúde do MST em SP ocorreu no acampamento Marielle Vive!, localizado em Valinhos (SP)
Fotos: Cintia Zaparoli e Fernanda Fernandes

Por Coletivo de Comunicação do MST em São Paulo
Da Página do MST

No último domingo (2), aconteceu  o I Encontro Interregional de Saúde do MST/SP, no acampamento Marielle Vive!, localizado em Valinhos (SP), com a participação de assentados e acampados das regionais de Campinas e Grande São Paulo. A atividade também contou com a presença de diversos coletivos de profissionais da saúde que atuam em áreas com projetos como a Rede de combate à violência doméstica – coordenada pelo Setor de Gênero do MST; o projeto Severinos – grupo de extensão da Faculdade de Medicina  e Enfermagem de Marília (FAMEMA); o Grupo de Extensão Popular Universitária “Marielle Vive” – que surgiu a partir da conversa entre acadêmicos de medicina da Unicamp; e o núcleo de Campinas da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP) e o Grupo de Extensão de Psicologia da PUC-Campinas.

O objetivo central do Encontro foi reunir os coletivos de saúde formado por assentados e acampados da Reforma Agrária e os coletivos de profissionais de saúde que atuam nas áreas do MST e, juntos, desenhar os próximos passos da caminhada pela melhoria de saúde nos nossos territórios.

Diversos temas foram debatidos durante a atividade. A Análise de Conjuntura contou com a contribuição do Drº Rodolfo (Unicamp) trazendo um pouco do cenário atual da saúde no Brasil. Em seguida, a companheira Leka, da direção nacional do Setor de Saúde do Movimento e enfermeira, apresentou elementos sobre as linhas políticas da Saúde no MST. Pedro Tourinho, presidente da Fundação de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) fechou as exposições trazendo elementos sobre as políticas para a saúde no governo Lula.

Após a atividade, a perspectiva dos participantes foi de que a troca de experiências irá fortalecer e estimular o desenvolvimento da educação e participação popular em saúde através das ações que foram planejadas no encontro. A partir das demandas e necessidades reais na áreas de Reforma Agrária das regionais Campinas e Grande São Paulo, serão trabalhadas áreas como saúde mental, alimentação saudável, promoção da saúde, implementação de hortos e hortas e processamento e beneficiamento da produção. 

Um novo encontro está sendo projetado para o mês de setembro deste ano. Confira abaixo algumas imagens do encontro, por Cintia Zaparoli e Fernanda Fernandes.

*Editado por Fernanda Alcântara