Comemoração

Acampamento Marielle Vive celebra cinco anos de existência no dia 14 de abril

Celebração ocorre a partir das 9h, em Valinhos, com a presença lideranças, parlamentares, ativistas, artistas, educadores e representantes de movimentos populares
Acampamento se tornou referência em produção de alimentos saudáveis, alfabetização, cultura e convivência para as famílias e o entorno, em Valinhos (SP). Foto: MST SP

Por Guilherme Henrique Guilherme
Da Página do MST

Localizado em Valinhos, na região de Campinas (SP), o acampamento Marielle Vive se tornou referência em produção de alimentos saudáveis, alfabetização, cultura e convivência para as famílias e o entorno.

Nessa sexta-feira (14), a partir das 09h, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), celebra o quinto aniversário do Acampamento Marielle Vive, em Valinhos (SP). A atividade deve receber lideranças, parlamentares, ativistas, artistas, educadores e representantes de movimentos populares para reafirmar o compromisso com as mais de 400 famílias do Acampamento. Hoje, o maior acampamento do MST no Estado de São Paulo.

O que antes era uma grande área improdutiva, hoje recebe os cuidados coletivos das famílias que vieram das periferias de cidades como Valinhos, Vinhedo, Limeira, Campinas, Hortolândia, Sumaré e Americana. A área foi ocupada em 14 de abril de 2018, exatamente um mês depois da execução da vereadora Marielle Franco, cujo nome, em homenagem, batiza também o acampamento. Marielle era negra, mãe e moradora de favela, e o acampamento “Marielle, Vive!” é formado por centenas de pessoas nessa mesma condição, especialmente mulheres negras, autodenominadas de  “Marielles”.

Fotos: MST SP

Hoje o acampamento conta com uma horta Mandala, que abastece não só as famílias que vivem na área, mas também as ações de solidariedade contra a fome; recebe oficinas de formação das mais variadas; e já alfabetizou seus moradores, com o mundialmente famoso método “Sim, eu posso”. O acampamento já recebeu, em reconhecimento ao seu trabalho, visitas internacionais de diversos países e cartas de autores como Noam Chomsky e Vijay Prashad.

Durante os cinco anos de existência foram muitos desafios vivenciados pelas famílias, como a luta por justiça por Seu Luis Ferreira, acampado assassinado em 2019, por Leo Ribeiro durante manifestação pacífica que solicitava abastecimento de água pela Prefeitura.

Ameaçado de despejo após pedido de reintegração de posse e decisão no Tribunal de Justiça de SP em 2022, mesmo com a pandemia em pleno vigor, o acampamento Marielle Vive se mantém firme na esperança de que as famílias que o habitam possam ser, o mais breve possível, contempladas em sua demanda de Reforma Agrária Popular.

Cada celebração de aniversário do acampamento Marielle Vive é uma conquista. Por isso, nesse dia 14 de abril, com muita cultura, arte, debate e um ato político, o Acampamento celebra seu quinto ano em resistência e marca a luta para que o Governo atual resolva o impasse em benefício das famílias acampadas.

Serviço:

Quando: Sexta-feira, 14/04

Horário: 09h00

Local: Acampamento Marielle Vive, Valinhos/SP.

Estrada do Jequitibás, km 07.

*Editado por Solange Engelmann