Sim, Eu Posso!

Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso!” inicia Ação Oftalmológica para educandos (as)

Cerca de 80 educandos serão atendidos por dia para realizar exames visuais e escolher armação de óculos.
Foto: Comunicação Sim, Eu Posso! Maricá – RJ

Por Comunicação Sim, Eu Posso! Maricá – RJ
Da Página do MST

Desde cedo desta segunda-feira, 17 de abril de 2023, a equipe da jornada “Sim, Eu Posso!” em Maricá, se mobilizou até as instalações da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias do ICTIM, localizada no Distrito de Itaipuaçu para começar a atenção oftalmológica de educandos e educandas da jornada de alfabetização.

O processo é gratuito e está dirigido a educandos (as) em sala de aula, proporcionando o cuidado oftalmológico, através de exames realizados por especialistas, identificando o percentual e grau visual em cada educando. 

D:\oftamo\seleçao\IMG_0534.jpg
Foto: Comunicação Sim, Eu Posso! Maricá – RJ

Além disso, os educandos terão a oportunidade de escolher a armação de preferência dos óculos que terão em mãos, aproximadamente em duas semanas após realizado o exame.  

“Um dos grandes problemas no processo de aprendizagem é a dificuldade de enxergar. A ação visa sanar essa questão, possibilitando a identificação do problema oftalmológico e dando acesso aos óculos, afirmou o presidente do ICTIM, Carlos Senna.

O educando(a) precisa ter pleno acesso aos materiais, durante o desenvolvimento do ensino aprendizagem do método “Sim, Eu Posso!” e “é importante que os problemas de visão sejam atendidos, para que isso não interfira no processo de aprendizagem desse novo código que é a leitura”, comentou Paula França, Coordenadora Geral da Jornada de Alfabetização.

D:\oftamo\IMG_0232.jpg
Foto: Comunicação Sim, Eu Posso! Maricá – RJ

Os exames para educandos(as) são marcados por turmas em cada distrito, com o acompanhamento de seus educadores(as) e coordenadores de turma. Durante a ação, os educadores(as) também poderão realizar seus respectivos exames visuais. 

A ação “veio para ajudar as alunas e alunos, a terem uma melhor qualidade de aprendizado, corrigindo algum problema oftalmológico”, afirmou Adalto Mendonça, Secretário de Economia Solidária. 

D:\oftamo\IMG_0300.jpg
Foto: Comunicação Sim, Eu Posso! Maricá – RJ

A educanda Alcileni Souza, do distrito Itaipuaçu, expressou que ter seus óculos vai lhe facilitar ler e escrever, “é muito ruim quando a gente quer fazer as coisas e não pode fazer porque não sabe. Agora com óculos, tudo direitinho, vai ser maravilha”

A Ação Oftalmológica constitui uma ferramenta indispensável dentro da Jornada de Alfabetização, porque vai permitir que os educandos(as) possam ter melhoramento na saúde através dos cuidados visuais.

D:\oftamo\seleçao\IMG_0508.jpg
Foto: Comunicação Sim, Eu Posso! Maricá – RJ
D:\oftamo\SEP_0419.jpg
Foto: Comunicação Sim, Eu Posso! Maricá – RJ

O processo da ação acontecerá por distritos ao longo de quatro semanas, em locais de fácil acesso para os educandos(as). Começando no distrito de Itaipuaçu, continuando com o distrito de Inoã durante os dias 24 à 27 de abril. Já no distrito Sede acontecerá na terceira semana, nos dias 02, 03, 04, 05 e 08 de maio, finalizando a ação no distrito de Ponta Negra durante os dias 09 até o 12 de maio de 2023.

No evento também estiveram presentes neste primeiro dia de ação o Hadesh – Vereador da Câmara Municipal, Nathan Melo – Sub-secretário da Prefeitura de Maricá, e  Francisco Andrade – Gerente Geral da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias. 

D:\oftamo\seleçao\SEP_0194.jpg
Foto: Comunicação Sim, Eu Posso! Maricá – RJ

*Editado por Fernanda Alcântara