MST e Futebol

Liga Antifascista de futebol Ulisses Manaças é lançada no Pará

Lançamento aconteceu como parte VII Feira da Reforma Agrária Popular “Mamede Gomes de Oliveira”
Foto: Divulgação

Da Página do MST

Na tarde desta terça feira (18), aconteceu o Ato Político de lançamento da Liga Antifascista Ulisses Manaças como parte de programação da VII Feira da Reforma Agrária Popular “Mamede Gomes de Oliveira”, no Pará.

A Liga Antifascista Ulisses Manaças tem como um dos objetivos organizar anualmente competições futebolísticas com movimentos sociais e coletivos antifascistas ligados ao futebol e, de forma estratégica, fazer com que esses times possam se fortalecer nas lutas sociais e levar a competição para a juventude das periferias de Belém e para os territórios do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do estado do Pará.

A Liga é composta pelos times Extreme Soccer Terror, ligado ao movimento Hadcore, Sem Terra Futebol Clube, MAB Futebol Clube, do Movimentos dos Atingidos por Barragem, Paysandu Antifascista, Remo Antifascista, A Conquista do Pão, Movimento de Luta Antimanicomial do Pará e a Liga de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para Joselene Mota, professora da Faculdade de Educação Física da UFPA e uma das coordenadoras do Lepel, o lançamento da Liga tem uma importância muito grande pela luta por um futebol mais próximo ao povo.

“É preciso dar visibilidade à importância da popularidade do futebol, porque para a Liga, que tem seus times fazendo a luta popular e de classes, o futebol precisa ter acesso e ser mais democrático. Além disso, é critério da Liga que os times tenham em seu elenco 20% de mulheres, porque também queremos a participação feminina no futebol não só na arquibancada, mas também dentro das quatro linhas”, afirma Mota.

Para Márcio Jandir, morador no assentamento João Batista II no município de Castanhal e atleta do Sem Terra Futebol Clube, a Liga vem para fortalecer a luta antifascista e o debate da importância do futebol para a classe trabalhadora.

Foto: Divulgação

“Nós do MST estamos honrados pela Liga levar o nome do nosso saudoso comandante cabano Ulisses Manaças, que era um torcedor fiel do Paysandu Sport Clube e amava o futebol. Queremos que a Liga também seja um espaço de luta e articulação política e torne a competição um instrumento de diálogo com a sociedade em defesa da democracia e organização e mobilização de nossa juventude”,  declara Jandir.

A Liga terá sua primeira rodada no próximo dia 07 de maio e se estenderá até o dia 17 de Junho. Seus jogos serão na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de  Ensino Superior do Estado do Pará (Sinditifes).

*Editado por Fernanda Alcântara