Juventude

Brigada Nacional Oziel Alves da Região Sul tem início no Paraná

Primeira etapa começou nesta segunda-feira (24), com a participação de 80 jovens dos estados três estados do Sul, na Escola Milton Santos, em Maringá
Brigada Nacional Oziel Alves acontece na Escola Milton Santos Maringá/PR. Foto: Janaina Santos

Por Setor de Comunicação Região Sul
Da Página do MST

Com o lema “Rompendo as cercas, construindo o presente, plantando futuro”, teve início nesta segunda-feira (24), a primeira etapa formativa da Brigada Nacional Oziel Alves Região Sul. Formada pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, conta com brigadistas vindos/as de diferentes regiões dos estados.

A primeira etapa formativa da Brigada Nacional Oziel Alves, na turma da Região Sul ocorre na Escola Milton Santos de Agroecologia, em Maringá, e conta com a participação de mais de 80 brigadistas dos estados do PR, SC e RS. Estão presentes dirigentes e coordenadores locais, regionais e estaduais, trabalhadores das cooperativas, associações e escolas dos nossos territórios, o que torna o processo ainda mais valioso e significativo. Serão quatro etapas em centros de formação dos estados participantes, sendo que a última etapa irá acontecer no 7° Congresso Nacional do MST, em julho de 2024, em Brasília.

A abertura da Brigada na região Sul foi embalada com muita mística e o plantio de 21 árvores, em memória aos nossos lutadores que tombaram no Massacre de Eldorado do Carajás, retratando o legado do jovem Oziel, a luta pela terra e a importância de cultivar a memória de quem derramou sangue pela terra. Entoando como grito de ordem: “Oziel está presente, pois a gente até sente o pulsar do seu coração”.

Mística de Abertura, Brigada Nacional Oziel Alves Região Sul. Foto: Jackson Silva
Plantio de 21 árvores em memória aos lutadores do Massacre de Eldorado do Carajás, no Bosque dos lutadores, na Escola Milton Santos de Agroecologia. Foto: Jackson Silva

Formação política como princípio da organização

Plenária da Brigada Oziel Alves Região Sul. Fotos: Comunicação Região Sul

Todos os setores e coletivos de nosso Movimento assumiram seu papel de formadores e formadoras. Ao nos aproximarmos dos 40 anos do MST, precisamos continuar ousando na tarefa da formação política. Reafirmar nosso compromisso e o desafio histórico na formação de quadros. Se queremos continuar existindo, é necessário projetarmos uma nova geração de militantes e dirigentes para as tarefas políticas do MST e da luta social nesse próximo período.  

“A formação é um de nossos princípios, um grande processo animador da nossa luta e organizador das nossas ações, imprescindível na construção de uma sociedade solidária, na construção de relações mais humanas, livres de violências, na construção da Reforma Agrária Popular”, disse Vanessa Borges, integrante do MST/RS e da CPP da Brigada Nacional Oziel Alves.

Paulo Johhan, do MST/SC e Coordenação Política Pedagógica da brigada, comenta sobre a expectativa da formação desses quadros: “Esperamos formar novos dirigentes que tenham a capacidade política, que posam ajudar a construir o nosso Movimento, organizar e dirigi-lo, capacitando-os para que possam assumir direção de processos, sejam eles políticos, formativos, culturais, educativos, organizativos”.

Sobre a expectativa dos brigadistas, Tainara do MST/RS e coordenação da Juventude da região na região em que mora, afirma: “Esperamos com a Brigada Oziel fortalecer a juventude e sobretudo a organização da nossas base, levar a luta adiante”.

Foto: Janaina Santos

Acontecendo nas cinco grandes regiões do país, a Brigada Nacional Oziel Alves da tom a nossa luta, numa unidade com pertencimento e ação em torno de um projeto coletivo e estratégico, que busca intensificar o processo de formação e projeção de uma coluna de cerca de 700 novos dirigentes para atuar na organização do MST e na construção da Reforma Agrária Popular e de um projeto popular para o Brasil.  

“Rompendo as cercas, construindo o presente, plantando futuro” Viva o MST! 

Foto: Comunicação Região Sul

*Editado por Solange Engelmann