Feira Nacional

MST organiza Seminário de Preparação para IV Feira Nacional da Reforma Agrária, em SP

Atividade acontece de 27 e 29 de abril, em São Paulo, para planejar o espaço da Culinária da Terra durante a Fenara, de 11 a 14 de maio
Pratos servidos na Culinária da Terra durante a 3ª edição da Feria. Foto: Ju Adriano/ MST

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

Em preparação à IV Feira Nacional da Reforma Agrária do MST, prevista para ser realizada de 11 a 14 de maio, no parque Água Branca, em São Paulo, após cinco anos distante da população paulista, o MST promove o II Seminário Nacional de Preparação da Culinária da Terra.

A atividade acontece entre os dias 27 e 29 de abril, no Galpão da Alameda Eduardo Prado, em São Paulo e terá a presença das trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra de todos os estados do país, que irão participar dos preparos e atendimentos no espaço da Culinária da Terra, durante a Feira deste ano.

O Seminário será um espaço de organização, capacitação e planejamento sobre à alimentação saudável que será oferecida à população no espaço da Culinária da Terra. “A nossa Culinária da Terra foi uma das principais atrações ao longo das três primeiras edições da Feira. E na 4ª edição o tema da alimentação saudável se fortaleceu, então, vamos alinhar essa construção do que é a alimentação saudável pro MST e quais os desafios da luta política pela defesa da alimentação saudável e pelo fim da fome”, explica Carla Bueno, do setor de produção do MST e da coordenação da culinária da terra na IV Feira da Reforma Agrária.

A Culinária da Terra é um espaço da Feira que irá servir pratos típicos da gastronomia regional das cinco regiões do país, em que a população paulista poderá degustar alimentos que estão presente no cotidiano dos lutadores e lutadoras da Reforma Agrária Popular.

A 4ª edição da Feira Nacional da Reforma Agrária irá reunir uma grande diversidade de alimentos e produtos do MST, além de apresentações, debates e plenárias.

Programação

Durante o Seminário serão trabalhadas as questões práticas, o planejamento de como irá funcionar a Culinária da Terra durante todos os dias da Feira. Passando pela organização do cardápio, as orientações sobre o uso de boas práticas no manuseio dos alimentos, manejo de resíduos, bem como o máximo aproveitamento dos alimentos. “A ideia é planejar em como montar um cardápio da cultura alimentar tradicional popular, típica dos estados com comida de verdade”, afirma Carla.

E no sábado (29), o MST prepara um banquetaço para a inauguração da cozinha popular e cozinha escola, dona Ilda Martins, que este ano será homenageada pelo espaço da Culinária da Terra durante a Feira.

Produção é fruto de terra ocupada pelo MST

Juntamente ao banquetaço também ocorre o lançamento da IV Feira Nacional da Reforma Agrária do MST, que vai mostra à sociedade o trabalho que o Movimento vem fazendo na área da produção de alimentos saudáveis e no fornecimento de comida de verdade, produzida nas áreas de Reforma Agrária por todo o país.

Os produtos da Feira vem de assentamentos e acampamentos do MST, são áreas em que a terra saiu das mãos do latifúndio improdutivo e foi democratizada, a partir da ocupação da terra, que passou a cumprir a sua função social produzindo alimentos pra sociedade, conforme determina a Constituição de 1988.

Nesses territórios conquistados em 24 estados do país, hoje e as famílias Sem Terra organizam grupos coletivos, cooperativas e associações para a produção desses alimentos, em sistema de produção agroecológicos ou em transição agroecológica, em equilíbrio com o meio ambiente e mediante a construção de relações de trabalho mais justas e igualitárias, por meio da cooperação e de novas relações sociais emancipadas e livres de violências.

*Editado por Fernanda Alcântara