Feira Nacional

MST realiza coletiva neste sábado (29) em SP, sobre a 4º Feira Nacional da Reforma Agrária

Após momento com a imprensa, Ato Político de Lançamento conta com as presenças do ministro Paulo Teixeira e João Pedro Stedile, do MST
Feira oferece ao público da capital paulista mais de 1.500 itens de produtos diversificados da Reforma Agrária de todo o país. Foto: Joka Madruga

Da Página do MST

Neste sábado (29), a partir das 10h, o MST fará uma coletiva de imprensa para anunciar a realização da 4º edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, no Parque Estadual da Água Branca, na Barra Funda (SP), que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de maio.

A coletiva será no Galpão da Alameda Eduardo Prado, 460, nos Campos Elíseos (SP), e conta com a presença de Lucinéia Durães, da direção nacional do MST, e Delwek Matheus, da direção estadual do Movimento em São Paulo e integrante da coordenação da Feira Nacional da Reforma Agrária.

Após a coletiva ocorre o Ato Político de Lançamento da “Cozinha Escola Pra Brilhar Dona Ilda Martins!”, instalada no local, contando com a participação de João Pedro Stedile, da direção nacional do Movimento; Paulo Teixeira, ministro do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Ieda Matos do restaurante Casa de Ieda; Elaine Azevedo nutricionista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Simone Gome, ativista alimentar e cozinheira; e Marco Aurélio de Carvalho, da coordenação do Grupo Prerrogativas.

A Cozinha Escola é uma realização da Campanha “Gente é Pra Brilhar, Não Para Morrer de Fome” e do grupo Prerrogativas, em conjunto ao MST. Após o ato, será servido um banquetaço, seguido de programação cultural.

As atividades de lançamento também terão a presença de centenas de integrantes do Movimento Sem Terra de todo o Brasil, que participam de atividades de formação em preparação para a Feira.

Retomada da Feira Nacional da Reforma Agrária

A Feira é o maior evento nacional de comercialização dos produtos da Reforma Agrária, com a oferta de alimentos saudáveis oriundos dos assentamentos e acampamentos do Movimento Sem Terra de todo o Brasil.

O evento também se consolidou como um espaço tradicional da cultura popular brasileira, com a participação de artistas e a difusão da “Culinária da Terra”. Além de ser um espaço coletivo de formação e conhecimento com a realização de seminários, conferências e lançamento de livros.

A retomada da Feira após cinco anos, também marca o início das comemorações dos 40 anos de luta em defesa da Reforma Agrária do MST. A expectativa do Movimento é trazer ao público mais de 1.500 itens de produtos diversificados, dos mais de 1.200 municípios em que os Sem Terra estão organizados.