Ocupação Bahia

MST ocupa fazenda improdutiva na região da Chapada Diamantina

A Fazendo Boa Esperança está abandonada há 18 anos, sem cumprir sua função social

Ocupação na Fazenda Boa Esperança. Foto: MST/BA

Por MST/BA
Da Página do MST

Na madrugada deste sábado (29), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou a Fazenda Boa Esperança, localizada na região do Limoeiro, município de Boa Vista do Tupim/BA, na Chapada Diamantina. A ocupação foi realizada com a participação de cerca de 130 famílias que reivindicam o direito à terra para produzir alimentos saudáveis e construir moradias.

A Fazenda Boa Esperança está abandonada há 18 anos e possui uma extensão de 1.300 hectares de terra improdutiva. A ocupação foi uma forma de pressionar o poder público a realizar a desapropriação da área para fins de reforma agrária.

O MST defende que a ocupação de terras improdutivas é uma forma legítima de lutar pela redistribuição da terra e pelo direito à moradia e trabalho no campo.

Cabe ressaltar que o MST tem sido um importante movimento social na luta pela reforma agrária no Brasil e tem realizado ocupações de terras improdutivas como forma de pressionar o Estado a cumprir seu papel na distribuição de terras e combate à desigualdade no campo.

*Editado por Maria Silva