Nota de Pesar

MST perde a companheira Conceição Paludo

A educadora dedicou sua vida à educação popular e à formação política de milhares de militantes pelo Brasil
Conceição Paludo. Foto: Reprodução Facebook

Da Página do MST

Faleceu hoje (03/5), em Porto Alegre, aos 67 anos a grande companheira e educadora Conceição Paludo. Nascida em 7 de dezembro de 1955.

Conceição Paludo, uma lutadora incansável das causas do povo, estudiosa, trabalhadora, dedicou toda sua vida à educação popular, à formação política de milhares de militantes pelo Brasil afora, à orientação de pesquisas e de práticas de sistematização voltadas ao avanço do projeto histórico da classe trabalhadora.

Com o MST participou como professora de inúmeros cursos de formação de educadores, no Instituto de Educação Josué de Castro, no Rio Grande do Sul, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em São Paulo e em dezenas de outros espaços, buscando sempre vincular prática-teoria-prática. Tinha como marca a firmeza política e ideológica em defesa da Educação Pública, da Educação do Campo e do Socialismo. Atualmente era professora da faculdade de educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O Movimento Sem Terra reconhece profundamente sua contribuição na educação, na formação e nas lutas do povo e seguirá honrando o seu legado. Nossa solidariedade aos familiares.

Para a companheira Conceição Paludo, dizemos com José Martí:

A morte não é verdade quando se cumpre bem a obra da vida!”

Conceição Paludo, presente!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST