Internacionalismo

Podcast aborda produção e comercialização de alimentos saudáveis contra a fome no mundo

“Internacionalizemos a Luta” viaja para Sri Lanka, Venezuela, Colômbia e Argentina
Divulgação.jpeg

Por Wesley Lima
Da Página do MST

O Movimento Sem Terra lança nesta sexta-feira (5) o nono episódio do podcast “Internacionalizemos a Luta”. O episódio deste mês de maio, faz parte dos preparativos da 4º Feira Nacional da Reforma Agrária, e abordará o tema “As Feiras no Mundo”, com o objetivo de apresentar experiências de produção e comercialização de alimentos em outros países.

Além disso, o podcast aponta a produção de alimentos saudáveis, a agroecologia e a Reforma Agrária Popular como os caminhos para a eliminação da fome e a superação das desigualdades sociais no campo.

Organizado em blocos, no episódio deste mês, as nossas âncoras Messilene Gorete e Carla Loop, ambas do MST, entrevistam a pesquisadora e militante Sem Terra, Ana Chã, sobre os impactos da fome no mundo e a importância da Soberania Alimentar e o fortalecimento da agricultura camponesa neste contexto.

No bloco seguinte, o podcast viaja para o Sri Lanka, Venezuela, Colômbia e Argentina, para apresentar as experiências de feiras desenvolvidas neste países, apresentando as diferenças, mas as similaridades. Conectando as experiências brasileiras com as desses países.

Feiras no Mundo

As feiras são espaços de troca e comercialização de produtos entre as pessoas e estão presentes ao longo da história da humanidade. As camponesas e os camponeses em todo o mundo utilizam as Feiras como forma de garantia de renda, mas também de diálogo com a sociedade. Nelas é possível desenvolver processos de intercâmbio cultural e produtivo.

Ou seja, às Feiras ao longo da história da humanidade, constroem uma relação entre política, economia e cultura. Para o MST, as Feiras também são espaços de resistência e de formação. Cada produto é símbolo de luta.

4º Feira do MST

O podcast deste mês será lançado nos preparativos da 4º Feira Nacional da Reforma Agrária, que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de maio, no Parque da Água Branca, em São Paulo.

A feira reunirá mais de 1200 feirantes vindos de 24 estados e deve reunir 500 toneladas de alimentos in natura e industrializados.

Durante a Coletiva de Imprensa de lançamento da Feira Nacional, o MST sinalizou que o quantitativo de produção equivale a mais de 50 caminhões de alimentos vindos para a capital paulista. Nesse sentido, o principal objetivo é de expor a verdadeira importância da Reforma Agrária na produção de alimentos saudáveis a partir de um outro paradigma de produção, que produz a partir de outra relações humanas, com os bens naturais e com a saúde.

Confira os episódios anteriores aqui.