Cooperativismo

Com participação de 300 associados, Cooperativa de Crédito realiza assembleia no PR

Cooperativa de crédito CREHNOR atende camponeses(as), associações e cooperativas da Reforma Agrária e da agricultura familiar
Foto: Bruno Alves

Por Assessoria de Comunicação CREHNOR
Da Página do MST

A Cooperativa de Crédito dos Pequenos Agricultores e da Reforma Agrária – CREHNOR, promoveu no dia 29 de abril de 2023, a sua Assembleia Geral Ordinária para a prestação de contas do exercício do ano de 2022 e eleição do novo conselho de administração e fiscal para os próximos três anos. O evento aconteceu no Assentamento 8 de Junho, em Laranjeiras do Sul (PR), e contou com a participação de mais de 300 cooperados, dentre eles representações de 15 cooperativas dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, e a rede de Armazéns do Campo e a empresa Financiamento Popular de Alimentos Saudáveis (FINAPOP). Além de autoridades e lideranças políticas. 

A CREHNOR foi fundada em 1996 por famílias assentadas e agricultores familiares, e desde então trabalha para levar crédito e outros serviços financeiros a seus cooperados, além de possibilitar o acesso à políticas públicas. Como entidade organizadora e instituição financeira, levou a casa própria para mais de 2 mil famílias em 25 municípios da região Oeste, Centro-Oeste e Sudoeste do Paraná. 

“A intenção era para nós termos uma ferramenta de crédito, porque era difícil ter acesso a um banco e esses serviços”, explicou Vilmar Cassol, sócio-fundador assentado em Laranjeiras do Sul/PR.  A Cooperativa busca desde sua origem trabalhar em prol daqueles que historicamente tiveram seus direitos negados e até os dias de hoje mantém suas raízes e os princípios de sua fundação.

A CREHNOR vem nos últimos anos estreitando relações de parceria com as demais cooperativas do MST. Como resultado destas parcerias a Cooperativa vem crescendo e potencializando a produção, industrialização e comercialização de alimentos em 23 estados. “É um trabalho que possibilita para as cooperativas acessar um mercado de crédito, com taxas de juros justas. Elas (taxas de juros) conseguem dar seguimentos aos trabalhos em suas diversas áreas de produção” explicou Priscila Oliveira de Jesus, representante da Cooperativa COPRAN, sediada no assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas/PR.

Natalino Alves dos Santos, sócio-fundador e Presidente da Cooperativa, conta que nestes 27 anos a cooperativa sempre trabalhou em prol da produção de alimentos. “São 27 anos de história em que buscamos e lutamos pelo acesso a políticas públicas, e o acesso ao crédito para produção de alimentos sempre foi uma das nossas principais bandeiras.” O presidente ainda afirma que a parceria com o FINAPOP vem fortalecendo a disponibilidade de crédito. “Junto com o FINAPOP avançamos em fornecer crédito justo para as cooperativas e associações, e assim fortalecemos o plantio, industrialização e comercialização dos alimentos! ”

Parte dos alimentos produzidos pelas cooperativas foram sorteados em cestas durante a assembleia. A diversidade de alimentos evidencia a importância da produção nos territórios de Reforma Agrária e da Agricultura Familiar. “Dessa forma possibilitamos que todos os cooperados conheçam o trabalho desenvolvido pelas nossas cooperativas e tomem conhecimento de como é investido o seu dinheiro que circula pela nossa Cooperativa de Crédito. Também é uma forma de divulgação da marca de nossos produtos, para que os cooperados possam adquiri-los” explicou o um dos diretores da CREHNOR, Marcos Monteiro.

Presente no evento e trabalhando sempre em prol da classe trabalhadora, o Deputado Estadual Professor Lemos enfatizou a importância de que os agricultores familiares e assentados da Reforma Agrária estejam junto com a Cooperativa de Crédito. “A CREHNOR é muito importante. Ela não só faz chegar o crédito para o agricultor e agricultora familiar, mas participa da construção da agricultura Familiar como um todo e se preocupa com a qualidade de vida da nossa gente”, declarou.

O Deputado Estadual Professor Lemos marcou presença na Assembleia da CREHNOR. Foto: Bruno Alves 

Composição do novo conselho

Nesta data também ocorreram as eleições do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da CREHNOR, onde por meio de um processo de construção coletivo constituiu-se como chapa única, uma composição com os membros: Presidente: Natalino Alves dos Santos; Tesoureiro: Armelindo Rosa da Maia; Secretário: Marcos Rogerio Monteiro; Conselheiros(as): Ana Terra Reis, Sebastião Suelo Vilanova, Maria Sheila R Nascimento.

O Conselho Fiscal foi constituído pelos cooperados(as): Ciliana Frederich, Dionatan Gonçalves Lima, Leodimar Antônio Ferreira e o suplente Bruno da Silva Rodrigues.

Membros do Conselho Administrativo e Fiscal da CREHNOR. Foto: Rita Hilachuk.

De olho no futuro

Atualmente a cooperativa conta com um quadro de mais de 4.500 cooperados. Com sede em Laranjeiras do Sul-PR, possui cinco Postos de Atendimento ao Cooperado (PAC), sendo três postos físicos (Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu, no Paraná) e outros dois voltados ao atendimento digital de PF e CPNJ.

Presidente da CREHNOR, Natalino Alves dos Santos. Foto: Bruno Alves.

Hoje, os cooperados podem contar com a disponibilidade de diversos produtos e serviços financeiros, entre eles, cartão de débito, PIX, aplicativo de celular, internet banking, emissão de boletos, seguros, aplicação entre outros. Recentemente, reforçando nosso comprometimento com a agroecologia e a produção de alimentos saudáveis, a cooperativa criou uma linha de crédito específica para esta finalidade.  “Em 2023 a nossa meta é seguir trabalhando forte para colhermos ainda mais conquistas para os nossos cooperados”, afirmou o Presidente da CREHNOR. 

Foto: Bruno Alves
Foto: Bruno Alves

*Editado por Fernanda Alcântara