Comidas do mundo

Barraca Internacionalista traz os sabores do mundo para a Feira

Estão a venda produtos da Colômbia, Venezuela, do Sri Lanka, Nepal e até da Palestina. A Feira vai até hoje (14), no Parque Água Branca, em São Paulo
Barraca Internacionalista apresenta produtos da Ásia, América e continente africano. Foto: Juliana Adriano

Por Rafael Soriano
Da Página do MST

O Setor de Internacionalismo do MST trouxe para a 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária uma barraca Internacionalista, aglomerando num ponto de comercialização todo o sentido da solidariedade internacional defendido nos quase 40 anos de história do Movimento. São produtos advindos de territórios que o MST constrói relações concretas de solidariedade, desde a Ásia, na América e no continente africano. A Feira vai até este domingo (14), no Parque Água Branca, em São Paulo.

“Esta é uma barraca Internacionalista. É a primeira vez que a Feira Nacional da Reforma Agrária tem uma barraca com esta característica. A gente fez uma articulação junto aos movimentos da Via Campesina para poder trazer produtos de campesinos e campesinas de vários países”, explica Adriana Novais, do Setor de Internacionalismo do MST. “Conseguimos trazer produtos da Colômbia, da Venezuela, do Sri Lanka, do Nepal e até da Palestina!”, ressalta. 

Fotos: Juliana Adriano

Entre os produtos de cooperativas camponesas de várias partes do planeta, todos são agroecológicos e produzidos pelas organizações da Via Campesina Internacional. Há uma grande diversidade de cafés, desde Sri Lanka, Nepal até Colômbia e Venezuela, o famoso curry de Sri Lanka, produtos do México, Bolívia, Argentina, fitoterápicos e muitas camisetas temáticas. As tâmaras palestinas foram as primeiras a acabar. Um sucesso de vendas!

Quem alimenta o mundo são os camponeses e as camponesas! Temos que fazer ecoar no planeta a luta por um outro modelo de agricultura. Neste sentido, esta barraca faz um contraponto às multinacionais do agronegócio, ao monopólio das sementes, à privatização da terra e da água e defendemos, impulsionando muita solidariedade aos povos do mundo, a Soberania Alimentar”, conclui Adriana. 

Em toda sua trajetória histórica de luta, o MST recebeu a solidariedade de todo o mundo para seguir resistindo. Assim também, o Movimento se coloca em luta ao lado de organizações de todo o globo, através da Via Campesina e da Assembleia Internacional dos Povos (AIP). Todos os recursos arrecadados pela Barraca Internacional serão destinados ao financiamento da Brigada Ghassan Kanafani do MST para a Campanha Internacional de Colheita das Azeitonas, na Palestina Ocupada, em outubro deste ano. 

*Editado por Solange Engelmann