Brigada Oziel Alves

Brigada Oziel Alves visita cooperativa exemplo da Reforma Agrária Popular no Paraná

Momento de visita contribuiu com a formação dos militantes presentes no curso dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Texto e fotos: Comunicação da Brigada Oziel Alves – Região Sul
Da Página do MST

O cooperativismo ganhou espaço central entre os temas de formação da Brigada Nacional Oziel Alves na Região Sul, realizada entre os dias 24 de abril e 03 de maio, na Escola Milton Santos, no Paraná. A turma da Brigada visitou a Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), localizada no Assentamento Santa Maria, em Paranacity, que é exemplo de ação cooperada, onde são produzidos diversos produtos agroecológicos e 100% livre de agrotóxicos.

A Copavi teve em 1993 o início de suas atividades, e em janeiro de 2023 completou 30 anos de história. Durante a visita, os brigadistas dos três estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) tiveram a oportunidade de participar de vários momentos ao longo do dia, conhecendo o cotidiano da cooperativa no assentamento.

Cristina Sturmer, jovem integrante da direção da Copavi e também do coletivo LGBT do MST, apresentou a cooperativa e respondeu as dúvidas dos brigadistas. Quando perguntada sobre a vida da juventude na região, ela garantiu que a realidade social atual é de “uma estrutura com milhões de jovens que não estudam e não trabalham, mas não por que não querem, e sim por ter uma vida marcada pela exclusão”.

Como uma saída dessa situação e avanço da participação da juventude camponesa nas cooperativas da Reforma Agrária, ela indica: “É fundamental a integração das mulheres e jovens no processo de aprendizado com o trabalho coletivo e agroecológico, que nos dias de hoje é divergente na maioria das realidades da sociedade. O que os mais adultos precisam fazer é começar a trabalhar em cooperação com a juventude, porém, os jovens precisam se conscientizar e se mobilizar também”.

Por último, os brigadistas puderam visitar toda a estrutura de produção e da agroindústria, e processo de produção que, por ano, produz em torno de 400 toneladas de cana de açúcar, 75 mil litros de leite orgânico e 100 toneladas de hortaliças e hortifrutis.

A comunidade produz cachaça, melado, iogurte, bolacha, licor, tudo de forma cooperada, inclusiva e sem veneno. A produção é comercializada em vários municípios do Paraná e do Brasil, e parte é exportada também para Espanha e Inglaterra.

Esta visita teve como função a orientação de como se criar e gerenciar uma cooperativa. A Copavi é uma cooperativa “socialmente justa, ecologicamente ética e economicamente viavel”, um exemplo da Reforma Agrária Popular.

*Editado por Gustavo Marinho