Pesquisa em Risco

Sindicato e grupo de servidores fazem alerta quanto aos rumos da Embrapa

Duas manifestações foram publicadas na última semana, defendendo maior alinhamento ao governo federal
Embrapa segue em disputa, entre setores alinhados ao atual governo e outros subservientes ao governo anterior. Foto: Divulgação

Por Marcos Antonio Corbari
Do Brasil de Fato

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) esteve no alvo de duas manifestações de teor crítico na última semana. A primeira foi emitida pelo Sinpaf (Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário) e trata sobre o repúdio a manifestações preconceituosas e misóginas que estariam sendo emitidas em relação a nomes que têm sido indicados para a composição da nova Diretoria e do conselho da empresa.

A nota denuncia a tentativa de ingerência nestas indicações e resistência ao novo modelo de gestão por parte de pessoas e setores que ajudaram a sustentar o governo anterior, derrotado nas urnas, colocando em risco o próprio alinhamento das pesquisas em desenvolvimento ou a serem desenvolvidas em direção ao foco prioritário do novo governo.

Confira um trecho da nota:

“(…) diante desse cenário de ataques injustificados, misóginos e desrespeitosos, nós da Direção Nacional do Sinpaf não poderíamos deixar de repudiar essa conduta. O pano de fundo dessas críticas descabidas e sem razão de ser, não é a competência dos indicados e indicadas, mas sim a mudança de direcionamento das pesquisas da Embrapa. O fato de o atual governo direcionar esforços para o combate à fome e à inclusão dos povos originários, agricultores familiares, assentados da reforma agrária e quilombolas nas políticas públicas sempre incomodará essa minoria que se acha dona do que é público. Defendemos que a pesquisa agropecuária brasileira produza tecnologia para todo o setor agropecuário brasileiro, e não para alguns poucos privilegiados e abastados. Também defendemos que o processo de seleção dos diretores e diretoras seja transparente e alinhado com as diretrizes estratégicas do novo governo do presidente Lula. Natural as trocas de gestão, pois é uma prerrogativa de quem venceu as eleições.”

A íntegra do pronunciamento pode ser conferido no site do Sinpaf.

Servidores cobram maior agilidade do governo

Por outro lado, um grupo de mais de 50 servidores – composto essencialmente por pesquisadores de longa carreira na Empresa, com relevantes serviços prestados em favor da pesquisa agropecuária no país – tornou pública uma nota cobrando maior agilidade do governo na reformulação da diretoria e do conselho, que – segundo a nota – seguem sob controle de setores do agronegócio ligados ao bolsonarismo. Citam a circulação de “um texto apócrifo, panfletário e criminoso”, que estaria utilizando fake news e até mesmo machismo para desqualificar, difamar e destruir reputações de candidatos a diretores por estarem alinhados às diretrizes do atual governo.

Confira um trecho deste texto:

“O presidente Lula configurou seus Ministérios de tal forma que a matriz institucional federal entrasse em sintonia com as Diretrizes de seu Governo, como agricultura familiar, agrobiodiversidade, soberania alimentar e combate a fome. Como a nomeação da nova Diretoria não ocorreu logo depois da posse do Ministro do MAPA, a ultradireita incrustada na instituição articulou-se com o Consad para inviabilizar a nomeação dos candidatos a Diretores, visando a manutenção do status quo na tecnociência agropecuária pública. (…) Bolsonaristas na Embrapa e no Consad temem a nova Diretoria. Pela primeira vez, a Presidência da instituição é ocupada por uma Pesquisadora, e duas mulheres mais são candidatas a Diretoras. (…) Será que o presidente, o ministro da Justiça e o ministro do STF sabem que o 08/01/23 ainda não acabou? Recém bateu à porta da Embrapa e ameaça mantê-la sem aderência às diretrizes do governo. A quem interessa abortar a reconstrução de uma pesquisa agropecuária pública, democrática e inclusiva, para apoiar o presidente Lula no resgate do Brasil?”

A íntegra desta nota e seus subscritores está publicada no site da Rede Soberania.

Posição da Embrapa e Consad

A reportagem do Brasil de Fato RS entrou em contato com a assessoria de imprensa da Embrapa e questionou a respeito das notas emitidas pelo Sinpaf e pelo grupo de servidores. Na mensagem enviada pela Superintendência de Comunicação consta que “os processos de avaliação e seleção dos candidatos para a Diretoria-Executiva da Embrapa estão sob a responsabilidade do seu Conselho de Administração (Consad)”.

Na mensagem indicam ainda o posicionamento exposto pelo Consad no dia 13/05/23, publicado no site da Embrapa, como última atualização pública a respeito do tema. Uma vez que o posicionamento do Consad se deu antes da emissão das notas críticas do Sinpaf e do grupo de servidores, o BdFRS voltou a insistir por um novo posicionamento, que até o fechamento desta matéria ainda não foi exposto. O espaço segue à disposição para atualização.

Edição: Katia Marko