Denúncia

Grileiros invadem área social e reserva do Assentamento 12 de Outubro, em Cláudia/MT

Nota oficial do MST em defesa do assentamento 12 de Outubro
Área do assentamento 12 de outubro. Foto: Fellipe Abreu/O Joio e o Trigo

Da Página do MST

Desde segunda-feira (22/05) os moradores do assentamento 12 de outubro estão vivendo em constante vigilância, num cenário de completa insegurança, por conta da ação de bandidos que há meses atuando de maneira coordenada promovendo uma invasão a área do assentamento.

O primeiro espaço invadido foi o espaço de reserva ambiental coletiva do assentamento, espaço que por anos foi preservado pelos assentados.

A ação envolve a tentativa de invadir a área social da assentamento, onde a cooperativa desenvolve suas atividades, além de inúmeros projetos produtivos que garantem segurança alimentar e renda para as famílias assentadas, projetos apoiados pela UFMT e pelo fundo REM. Outro espaço no qual os bandidos estão avançando é a área onde será construída a nova sede da Escola Estadual Florestan Fernandes, conquista de uma luta antiga das famílias, para que as crianças e jovens do assentamento tenham acesso a educação de qualidade.

A situação das famílias assentadas no 12 de outubro está insustentável. Pedimos à toda sociedade civil organizada que se junte ao MST no MT, à COOPERVIA e à Equipe da Escola Florestan Fernandes, em defesa do assentamento 12 de outubro.

Precisamos denunciar essa invasão e exigir dos órgãos competentes a imediata atuação para garantia da fonte de sustento destas famílias, as áreas produtivas, além da garantia de segurança das famílias e da preservação da integridade física, já que estes bandidos se encontram fortemente armados.