Fakenews

Vaca ferida no pescoço e patas traseiras em vídeo viral não foi atacada pelo MST

Notícia falsa circula frequentemente, em especial por redes bolsonaristas
Foto: Agência Lupa

Da Agência Lupa

A informação analisada pela Lupa é falsa. Os responsáveis pelos maus tratos com o animal que aparece no vídeo viral não foram integrantes do MST, de acordo com o delegado da Polícia Civil responsável pela ocorrência. O ataque à vaca ocorreu em maio de 2017 na localidade de Vila Kraemer, 5º distrito de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul. A mulher que aparece nas imagens foi procurada pela Lupa, mas não retornou até a publicação desta checagem.

Em contato pelo WhatsApp, Guilherme Antunes, delegado regional de Santiago (RS), informou que houve instauração de inquérito policial para apurar a ocorrência e que a ação não teve nenhuma relação com membros do MST. Antunes acompanhou o caso na época e atualmente é o delegado regional do município de Santiago.

O crime de roubo de gado é comum na região e já foi noticiado diversas vezes em portais locais (veja 12 e 3). A Lei nº 13.330, de 2 de agosto de 2016, estabelece que o delito de furto e receptação de animais domesticáveis de reprodução, abatidos ou divididos em partes, resulta na pena de dois a cinco anos de reclusão, mais multa.

Conteúdo semelhante foi verificado pela AFP Checamos.

Editado por Maurício Moraes

Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência