Visitas ao MST
No RJ, MST inicia Jornada de Vivências com Ato em Defesa da Reforma Agrária
Da Página do MST
De 1 a 10 de junho, o MST realiza a Jornada Nacional de Vivências e o Movimento no estado do Rio de Janeiro em conjunto com as atividades da 10ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA), no próximo sábado (3/6) promove o Ato em Defesa do MST.
A atividade denuncia o processo de criminalização construído com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST contra a luta pela Terra.
O ato também é uma ação vinculada ao Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”. Nesse sentido, serão plantadas diversas árvores para implementar Bosques #TôComMST. Serão plantadas 500 mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica.
O plantio acontecerá em dois assentamentos, o Dandara dos Palmares, localizado em Campos dos Goytacazes, e Irmã Dorothy, em Quatis.
As iniciativas terão a participação de estudantes e professores de universidades parceiras, como a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A mobilização conta com a contribuição de organizações sociais locais, poder público local, do mandato da Marina do MST e das famílias assentadas e acampadas nas regiões em que os assentamentos estão localizados.
Confira a programação:
Ato em Defesa do MST, Meio Ambiente e Alimentação Saudável
Assentamento Irmã Dorothy, Quatis, RJ
8:30 – Chegada e recepção dos participantes da Vivência
9:00 – Roda de conversa sobre a Reforma Agrária Popular
10:00 – Visita unidade de produção no Assentamento
12:00 – Almoço coletivo
Assentamento Dandara dos Palmares, Campos dos Goytacazes, RJ
13:00- Chegada e apresentação dos participantes da vivência
14:30- 15:00- História de Luta pela Terra e a conquista do Assentamento Dandara dos Palmares
15:00 – 15:30 – Fala das organizações
15:30 – 16:30 – Início da implementação do Bosque #TôComMST
16:30- 17:00- Café compartilhado de retorno