Jornada Nacional

10 motivos para visitar uma área do MST

As visitas começaram nesta última quinta-feira (1) e abrange as 5 regiões do país
Foto: Carlinhos Luz

Da Página do MST

Ser Sem Terra é o exercício diário de saber que cada semente plantada só é possível a partir da luta pela terra. E por entender a necessidade de compartilhar esta realidade profunda e complexa, o MST realiza de 1 a 10 de junho a Jornada Nacional de Vivências no MST.

Centenas de pessoas terão a oportunidade de se aproximarem da pauta da Reforma Agrária Popular, além de ter acesso ao dia a dia do Movimento, que tem sido alvo de fakenews, ainda mais intensas após a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST.

A construção da Jornada de Vivências é mais uma ferramenta de ampliação da relação do Movimento com a sociedade, e a visita a assentamentos e acampamentos da reforma agrária irão proporcionar uma experiência enriquecedora para os participantes, que poderão entender de forma mais ampla as realidades e desafios enfrentados no campo.

Para aqueles que ainda tem dúvidas, seguem 10 motivos para se unir à esta Jornada e conhecer um destes espaços do MST:

1. Conhecer a realidade da Reforma Agrária Popular

Ao visitar um assentamento, você terá a oportunidade de compreender como funciona o processo de luta e resistência em torno da Reforma Agrária Popular e os desafios enfrentados pelos agricultores, para garantir conquistas.

2. Entender como o MST se organiza

34º Encontro Estadual do MST na Bahia. Foto: Jonas Santos

Ao visitar uma área da Reforma Agrária Popular, você pode entender como o Movimento organiza os acampados e assentados, com base em princípios, que envolvem a construção da democracia participativa, a divisão de tarefas, a produção de alimentos, buscando transformar a estrutura agrária do país e promover a justiça social no campo.

3. Conhecer os projetos desenvolvidos nas áreas

Inauguração da escola municipal do campo no assentamento 8 de Junho, em Laranjeiras do Sul, no Paraná. Foto: Juliana Barbosa

O Movimento Sem Terra, ao longo da história, tem desenvolvido diversos projetos em torno da educação, produção, organização das mulheres, juventude, LGBTI+, que tem se destacado e garantido fontes de renda importantes nas comunidades.

Nas áreas da reforma agrária popular também são desenvolvidos projetos sociais e comunitários, como cooperativas, escolas do campo e espaços de saúde popular. Essas iniciativas contribuem para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida dos Sem Terra, e poderão ser conferidas nestas visitas.

4. Participar de atividades de assentamentos e acampamentos

Foto: Renan Mattos

Durante a visita, você poderá participar de atividades destes espaços, como colheita, plantio de árvores, entre outras. Essas atividades oferecem uma experiência prática, proporcionando uma conexão direta com a vida no campo.

5. Valorizar a produção sem agrotóxicos

Viveiro do Assentamento Hochiminh. Foto: Dowglas Silva

Nos assentamentos, encontraremos os/as Sem Terra produzindo alimentos saudáveis e de qualidade. Ao visitar um assentamento, você poderá conhecer os produtos locais e valorizar o trabalho desses/as produtores/as.

6. Interagir com os/as Sem Terra

Foto: Coletivo de Comunicação MST-RJ

Conhecer os agricultores e agricultoras que vivem nos assentamentos e acampamentos permite uma troca de experiências valiosa. Visitantes poderão aprender sobre suas histórias, desafios e conquistas sobre a vida no campo.

7. Vivenciar a cultura campesina

Foto: Aline Oliveira

Os assentamentos e acampamentos do MST são espaços de fortalecimento da arte e cultura popular camponesa. Ao visitar um desses espaços, você poderá conhecer tradições, culinária típica, festividades e manifestações culturais únicas daquela região.

8. Valorizar o trabalho coletivo

Foto: MST no Paraná

A Reforma Agrária Popular promove o trabalho coletivo e a solidariedade entre os Sem Terra. Ao visitar uma destas áreas, você poderá presenciar a organização comunitária, a cooperação entre os moradores e o espírito de solidariedade que permeia essas comunidades, em que se trabalha em conjunto, compartilha-se recursos e toma-se decisões coletivamente.

9. Compreender a importância da agroecologia

18ª Jornada de Agroecologia vai ocupar o coração de Curitiba

Os assentamentos e acampamentos do MST são espaços onde a agroecologia é práticada. Nestes espaços, os visitantes poderão aprender sobre técnicas de cultivo orgânico, sustentabilidade e preservação ambiental.

10. Sensibilizar-se para questões sociais

Foto: Coletivo de Comunicação do MST no RJ

A visita a um assentamento da Reforma Agrária Popular pode sensibilizar o povo para as questões sociais relacionadas à terra, à justiça agrária e à desigualdade. Isso pode despertar um senso de engajamento e incentivar o apoio a políticas.

*Editado por Wesley Lima