Educação
Escola Técnica Luana Carvalho realiza seminário sobre pedagogia da Alternância, na BA
Evento ocorreu em escola localizada no assentamento Josiney Hipólito, em Ituberá, no baixo Sul da Bahia

Da Página do MST
Nos dias 02 e 03 de junho, aconteceu na Escola Técnica de Agroecologia Luana Carvalho (ETALC) o Seminário sobre pedagogia da Alternância. A escola está localizada no assentamento Josiney Hipólito, em Ituberá, no baixo Sul da Bahia.
O momento de formação teve o objetivo de promover um debate, junto com uma diversidade de sujeitos e experiências pedagógicas, para contribuir na formulação da concepção da alternância da própria escola, que vêm construindo dois cursos técnicos de Agroecologia. Um inicia no segundo semestre de 2023, e o outro, está em fase de construção com IFBaiano através da cooperação técnica, previsto para 2024.
Algumas escolas e centros de formação estiveram presentes, dividindo suas experiências com a pedagogia da alternância. Zuza Jaegermann, coordenadora da ETALC, defende a alternância é um dos pilares da educação do campo.
“Para a ETALC é um momento histórico no processo da construção do sonho que é implementar a pedagogia da alternância. Neste seminário demos mais um passo importante neste caminho, com a contribuição de várias experiências que já existem na Bahia. Acreditamos profundamente que a alternância é um dos pilares da educação do campo e que vai fortalecer e potencializar a nossa práxis pedagógica”, conclui.
O momento de Formação trabalhou os temas do histórico e pilares da pedagogia da Alternância, tempos educativos e politecnia e os instrumentos da pedagogia da Alternância, além da troca de experiências com os representantes das escolas que utilizam esta pedagogia.
A atividade contou com a participação da equipe técnica e professores da ETALC, do setor de educação do MST (Brigada Costa do Dendê e Vale do Jiquiriçá), além de representantes do Centro Técnico de Educação Profissional (CETEP) da Chapada Diamantina, da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB), da Escola Família Agrícola (EFA), de Brotas de Macaúbas/BA e alunos do IFBaiano e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Confira algumas fotos



