Educação

Escola Técnica Luana Carvalho realiza seminário sobre pedagogia da Alternância, na BA

Evento ocorreu em escola localizada no assentamento Josiney Hipólito, em Ituberá, no baixo Sul da Bahia
Foto: Coletivo de Comunicação na BA

Da Página do MST

Nos dias 02 e 03 de junho, aconteceu na Escola Técnica de Agroecologia Luana Carvalho (ETALC) o Seminário sobre pedagogia da Alternância. A escola está localizada no assentamento Josiney Hipólito, em Ituberá, no baixo Sul da Bahia.

O momento de formação teve o objetivo de promover um debate, junto com uma diversidade de sujeitos e experiências pedagógicas, para contribuir na formulação da concepção da alternância da própria escola, que vêm construindo dois cursos técnicos de Agroecologia. Um inicia no segundo semestre de 2023, e o outro, está em fase de construção com IFBaiano através da cooperação técnica, previsto para 2024.

Algumas escolas e centros de formação estiveram presentes, dividindo suas experiências com a pedagogia da alternância. Zuza Jaegermann, coordenadora da ETALC, defende a alternância é um dos pilares da educação do campo. 

“Para a ETALC é um momento histórico no processo da construção do sonho que é implementar a pedagogia da alternância. Neste seminário demos mais um passo importante neste caminho, com a contribuição de várias  experiências que já existem na Bahia. Acreditamos profundamente que a alternância é um dos pilares da educação do campo e que vai fortalecer e potencializar a nossa práxis pedagógica”, conclui.

O momento de Formação trabalhou os temas do histórico e pilares da pedagogia da Alternância, tempos educativos e politecnia e os instrumentos da pedagogia da Alternância, além da troca de experiências com os representantes das escolas que utilizam esta pedagogia.

A atividade contou com a participação da equipe técnica e professores da ETALC, do setor de educação do MST (Brigada Costa do Dendê e Vale do Jiquiriçá), além de representantes do Centro Técnico de Educação Profissional (CETEP) da Chapada Diamantina, da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB), da Escola Família Agrícola (EFA), de Brotas de Macaúbas/BA e alunos do IFBaiano e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Confira algumas fotos