Nota de Repúdio

MST repudia retirada dos bandeirões LGBTQIAP+ do Theatro Municipal, em São Paulo

Nos somamos ao pedido de retratação pública por parte da FTM e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, assim como a reposição das bandeiras

Bandeiras são expostas desde 2019 durante o mês de junho. Foto: Reprodução

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) através do Coletivo LGBTI+ Sem Terra repudia o ataque LGBTQIAP+fóbico da direção do Theatro Municipal com a retirada dos bandeirões LGBTQIAP+ da fachada do prédio histórico, localizado no centro de São Paulo. O ataque foi realizado pela atual direção da Fundação Theatro Municipal (FTM), representada por Abraão Mafra.

Desde 2019, as bandeiras são expostas durante todo o mês de junho em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIAP+. A iniciativa tem se consolidado como uma tradição do Municipal e tem sintonia com centenas de outros equipamentos culturais, públicos e privados, na cidade de São Paulo e em todo o Brasil.

Nesta última quarta-feira (14), funcionários da FTM solicitaram, informalmente, à equipe do Complexo Theatro Municipal de São Paulo (CTMSP) que as bandeiras do Orgulho LGBTQIAP+ fossem retiradas, sem justificativa. Segundo a equipe do Complexo, foi solicitado um ofício que formalizasse o pedido e apresentasse as razões para a retirada das bandeiras.

A Sustenidos, organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas de cultura e educação na área da música, informou não concordar com a retirada, além de ressaltar que, “devido às chuvas, não havia condições seguras para removê-las naquele momento”.

Após o posicionamento da organização, Abraão Mafra, e outros funcionários da mesma Fundação foram pessoalmente às varandas e ao telhado do edifício e retiraram as bandeiras. Essa ação foi realizada sem o acompanhamento da Direção do CTMSP.

O Movimento Sem Terra, que já esteve nos palcos do Theatro Municipal, como convidados para a Ópera Café e na plateia em outros espetáculos, entende que essa ação é uma nítida demonstração de violência, carregada de preconceito e invisibilização dos direitos historicamente conquistados pela população LGBTQIAP+ no Brasil. As bandeiras estendidas no Theatro são símbolos de apoio, acolhida e demonstração de respeito à luta dessa população invisibilizada e violentada todos os dias. Além disso, há uma ingerência em relação ao trabalho da Sustenidos, através de uma ação claramente LGBTQIAP+fóbica.

Nesse sentido, estendemos nossa solidariedade aos funcionários da FTM e do CTMSP e apoiamos as manifestações de repúdio divulgadas pela categoria. Nos somamos ainda ao pedido de retratação pública por parte da FTM e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, assim como a reposição das bandeiras.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
17 de junho de 2023, São Paulo (SP)

Bandeirão foi retirado pela atual direção da Fundação Theatro Municipal. Fotos: Reprodução