Tô com MST

Nota da Rede de Estudos Rurais em apoio ao MST

Rede de Estudos Rurais manifesta "apoio ao MST e sua luta justa e legítima por uma sociedade mais igualitária"

Da Página do MST

O MST tem desempenhado um papel fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais e na busca por uma distribuição mais equitativa da terra no Brasil. Ao longo dos anos, tem sido incansável na luta contra a concentração fundiária, no combate à pobreza e na promoção da Reforma Agrária e da segurança alimentar.

É indiscutível que a desigualdade no acesso à terra é um dos problemas estruturais do país e o MST tem se dedicado a enfrentar esse desafio por meio de ocupações de latifúndios e da pressão política, buscando criar oportunidades de trabalho e garantir condições dignas de vida para os trabalhadores rurais.

Além disso, o Movimento tem desenvolvido um trabalho exemplar na promoção da agroecologia, da educação popular e da conscientização política das comunidades rurais. Essas ações são fundamentais para fortalecer a autonomia dos trabalhadores do campo e para construir alternativas sustentáveis de produção de alimentos, em sintonia com a preservação do meio ambiente.

Apesar de sua importância, inclusive de reconhecimento internacional, o MST tem enfrentado em sua caminhada, de modo recorrente, situações de ameaças, violência e tentativas de criminalização, como no caso da recém instalada CPI sobre as ações do movimento. Acreditamos que é fundamental garantir o direito de organização dos trabalhadores Sem Terra, assegurando o exercício pleno de seus direitos constitucionais.

Manifestamos nosso apoio ao MST e sua luta justa e legítima por uma sociedade mais igualitária. Nossa associação científica, que envolve pesquisadores sobre o mundo rural de todas as regiões do Brasil, acredita que podemos construir um país onde a terra seja um bem acessível a todos e onde os trabalhadores rurais sejam reconhecidos e valorizados por seu importante papel na produção de alimentos e na preservação dos recursos naturais. O MST representa uma voz forte e necessária nessa luta, e é com satisfação que oferecemos nosso apoio incondicional a essa causa.

Diretoria da Rede