Solidariedade Sem Terra
MST doa 30 toneladas de alimentos em Guarapuava/PR, nesta sexta-feira
![](https://mst.org.br/wp-content/uploads/2023/06/dest.-PR.jpg)
Partilha da 7ª Campanha de Solidariedade da Brigada Cacique Guairacá será destinada a famílias em ocupações urbanas de Guarapuava. Foto: Clesmilda de Oliveira
Por Setor de Comunicação e Cultura MST PR
Da Página do MST
Na sexta-feira (30), o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vai partilhar cerca de 30 toneladas de alimentos produzidos pelas famílias que vivem em assentamentos e acampamentos, pequenos produtores e posseiros dos municípios de Guarapuava, Pinhão, Inácio Martins, Candói, Reserva do Iguaçu, Campinas do Simão, Goioxim, Cantagalo e Marquinho, na região centro-sul do Paraná.
Esta é a 7ª Campanha de Solidariedade da Brigada Cacique Guairacá e será realizada junto às famílias que vivem em ocupações urbanas do município de Guarapuava. A ação se soma à Campanha de Solidariedade realizada pelo MST, que desde abril de 2020 já partilhou mais de 1 milhão de quilos de alimentos, somente no Paraná. Em 11 de maio de 2023, as famílias da Brigada partilharam 8 toneladas de alimentos no município de Pinhão.
![](https://mst.org.br/wp-content/uploads/2023/06/capa-768x1024.jpg)
Os assentamentos que já confirmaram a participação na campanha de solidariedade são: Nova Geração, Nova Esperança, Araçaí, Jarau, 29 de agosto, Vagner, Santa Clara, Carolina, Tuni Tuninhas, Ouro Verde, Europa, José Dias e do município de Marquinho. E os acampamentos que também irão doar para a campanha são: Encontro das Águas e São Gerônimo de Guarapuava; Nova Aliança, Nova Esperança, Mato Branco, Filhos da Terra, 05 de Maio, São Sebastião, São Roque, Poço Grande, Laranjal e Nossa Senhora Aparecida do município de Pinhão.
A partilha dos alimentos será no bairro Paz e Bens, na Rua Judite Bastos, ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A ação busca atender famílias que vivem em situações vulneráveis e que residem nas áreas de ocupação urbana.
![](https://mst.org.br/wp-content/uploads/2023/06/0300.jpg)
![](https://mst.org.br/wp-content/uploads/2023/06/IMG-20230626-WA0169-1024x768.jpg)
No mesmo dia está prevista uma assembleia popular, onde será entregue uma pauta com reivindicações de cada área de ocupação do município para as autoridades presentes, do município e do estado.
A assembleia é uma das ferramentas utilizadas pelas famílias como uma maneira de pautar, debater e achar soluções junto ao Estado para os problemas apresentados. Neste caso, a assembleia debate o direito à moradia e à alimentação saudável para todos/as.
As ações de solidariedade são construídas pelo MST como forma de apresentar e debater o projeto de Reforma Agrária Popular junto à sociedade brasileira.
Confira a programação e venha participar dessa ação com a gente!
Programação:
09h: Abertura com apresentação da mística;
09h30: Ato político social com autoridades presentes;
11h30: Benção e partilha das 30 toneladas de alimentos.
*Editado por Solange Engelmann