Solidariedade Sem Terra

MST doa 30 toneladas de alimentos em Guarapuava/PR, nesta sexta-feira

Com benção, ato político e partilha de alimentos, atividade é construída por comunidades de nove municípios do estado

Partilha da 7ª Campanha de Solidariedade da Brigada Cacique Guairacá será destinada a famílias em ocupações urbanas de Guarapuava. Foto: Clesmilda de Oliveira

Por Setor de Comunicação e Cultura MST PR
Da Página do MST

Na sexta-feira (30), o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vai partilhar cerca de 30 toneladas de alimentos produzidos pelas famílias que vivem em assentamentos e acampamentos, pequenos produtores e posseiros dos municípios de Guarapuava, Pinhão, Inácio Martins, Candói, Reserva do Iguaçu, Campinas do Simão, Goioxim, Cantagalo e Marquinho, na região centro-sul do Paraná.

Esta é a 7ª Campanha de Solidariedade da Brigada Cacique Guairacá e será realizada junto às famílias que vivem em ocupações urbanas do município de Guarapuava. A ação se soma à Campanha de Solidariedade realizada pelo MST, que desde abril de 2020 já partilhou mais de 1 milhão de quilos de alimentos, somente no Paraná. Em 11 de maio de 2023, as famílias da Brigada partilharam 8 toneladas de alimentos no município de Pinhão.

Colheita de alimentos para doação. Fotos: Izabel Cristina Machado Castro

Os assentamentos que já confirmaram a participação na campanha de solidariedade são: Nova Geração, Nova Esperança, Araçaí, Jarau, 29 de agosto, Vagner, Santa Clara, Carolina, Tuni Tuninhas, Ouro Verde, Europa, José Dias e do município de Marquinho. E os acampamentos que também irão doar para a campanha são: Encontro das Águas e São Gerônimo de Guarapuava; Nova Aliança, Nova Esperança, Mato Branco, Filhos da Terra, 05 de Maio, São Sebastião, São Roque, Poço Grande, Laranjal e Nossa Senhora Aparecida do município de Pinhão.

A partilha dos alimentos será no bairro Paz e Bens, na Rua Judite Bastos, ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A ação busca atender famílias que vivem em situações vulneráveis e que residem nas áreas de ocupação urbana. 

No mesmo dia está prevista uma assembleia popular, onde será entregue uma pauta com reivindicações de cada área de ocupação do município para as autoridades presentes, do município e do estado.

A assembleia é uma das ferramentas utilizadas pelas famílias como uma maneira de pautar, debater e achar soluções junto ao Estado para os problemas apresentados. Neste caso, a assembleia debate o direito à moradia e à alimentação saudável para todos/as.  

As ações de solidariedade são construídas pelo MST como forma de apresentar e debater o projeto de Reforma Agrária Popular junto à sociedade brasileira.

Confira a programação e venha participar dessa ação com a gente!

Programação:

09h: Abertura com apresentação da mística;

09h30: Ato político social com autoridades presentes;

11h30: Benção e partilha das 30 toneladas de alimentos.

*Editado por Solange Engelmann