Juros Baixos Já!

Como os juros altos impactam os/as trabalhadores/as Sem Terra?

Entenda como os impactos negativos dos juros altos sobre a economia afetam o dia a dia dos trabalhadores/as rurais
MST se junta às manifestações, que fazem parte da Jornada de Lutas contra os Juros Altos, por afetar a vida dos Sem Terra. Foto: MST no RS

Por Fernanda Alcântara
Da Página do MST

As altas taxas de juros da economia brasileira estão afetando todo o país, e neste mês de junho movimentos sociais e populares tem atuado na luta pela baixa dos juros no Brasil. No contexto específico dos Sem Terra, diante da perspectiva da produção de alimentos saudáveis, a redução dos juros é fundamental como política pública.

Hoje, o índice dos juros está em 13,75% ao ano, o que leva o Brasil a ter o juro real mais elevado em todo o mundo. Por isso, o MST se junta às manifestações, que fazem parte da Jornada de Lutas contra os Juros Altos. O objetivo é pressionar Roberto Campos Neto, presidente da autoridade monetária, a parar de boicotar o Brasil e reduzir a taxa de juros que, nos patamares atuais, tem travado a economia.

Para trazer mais sobre essa perspectiva, do quanto esta luta é de todas e todos, confira abaixo alguns dos desafios que as pequenas agricultoras e agricultores enfrentam diariamente devido aos juros altos, comprometendo sua capacidade de produzir alimentos saudáveis:

1. Dificuldade de acesso ao crédito

Foto: Daniela Moura/Mídia Ninja

Com juros altos, os pequenos agricultores enfrentam dificuldades para obter empréstimos e financiamentos. Isso limita sua capacidade de investir em insumos agrícolas, maquinário e tecnologias que poderiam aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos.

2. Endividamento excessivo

Centrais Sindicais protestam contra juros altos em frente ao prédio do Banco Central, na Avenida Paulista. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os altos juros podem levar trabalhadores rurais a se endividarem mais do que podem pagar, comprometendo a viabilidade financeira de suas operações e seu orçamento familiar. O pagamento de juros elevados consome uma parcela significativa do seu rendimento, o que dificulta a manutenção e o crescimento de suas atividades agrícolas.

3. Restrição ao investimento em sustentabilidade

Foto: Filipe Augusto Peres

A produção de alimentos saudáveis muitas vezes requer investimentos em práticas agroecológicas e uso de energias renováveis, bem como a conservação do solo. No entanto, os juros altos podem desencorajar os pequenos agricultores a adotarem essas práticas, pois eles precisam priorizar o pagamento de dívidas.

4. Diminuição da competitividade

Foto: Alex Garcia

Os pequenos agricultores enfrentam concorrência de grandes empresas agroindustriais ligadas ao agronegócio. Com juros mais altos, eles têm menos recursos para investir em tecnologia, treinamento e inovação, o que resulta em uma diminuição da competitividade.

5. Impacto na qualidade dos alimentos

Protesto contra PL dos agrotóxicos no Rio Grande do Sul. Foto: Leandro Molina

Os juros altos podem levar os/as pequenos/as agricultores/as a adotarem práticas de produção de alimentos menos recomendáveis, como o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Isso pode ter um impacto negativo na qualidade dos alimentos, tornando-os menos saudáveis e seguros para o consumo.

6. Obstáculo no acesso a mercados justos

Com pouco incentivo na produção, produtos in natura dão lugar aos ultraprocessados na dieta brasileira. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Os juros altos aumentam os custos de produção dos pequenos agricultores, o que torna seus produtos menos competitivos nos mercados. Além disso, eles têm menos recursos para investir em certificações de qualidade e rastreabilidade, que são cada vez mais exigidas pelos consumidores preocupados com a origem dos alimentos. Isso limita suas oportunidades de acesso a mercados justos e remunerativos.

7. Redução da diversidade agrícola

Foto: Ana Olivia Godoy

A agricultura de pequena escala desempenha um papel importante na preservação da diversidade de cultivos e sementes. No entanto, os juros altos podem levar os agricultores a se concentrarem apenas em culturas de alto rendimento e de rápida comercialização, em detrimento da diversidade agrícola. Isso pode levar à perda de variedades de alimentos e à redução da segurança alimentar a longo prazo.

*Editado por Solange Engelmann