Canções Sem Terra

MST convoca cantadores/as Sem Terra a enviarem canções para o I Encontro Nacional de Música

A partir das mobilizações com os estados, o I Encontro Nacional de Música do MST acontece de 15 a 21 de outubro, na ENFF, em Guararema (SP)
Musicistas Sem Terra de todo país tem até o final de agosto deste ano para enviar suas canções. Foto: Valmir Fernandes

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

A arte e a música, em sua diversidade de formas e sentidos, tem acompanhado a luta do MST pela terra e por Reforma Agrária, desde o início de suas lutas pelo país. A música tem sido uma das formas simbólicas mais cultivadas pelos Sem Terra para se expressar através da cultura, se relacionar com a natureza, a luta, a vida. “Parece ser difícil achar um momento em que a música não estivesse lá”, afirma Carla Loop, da direção nacional do MST e coordenação do setor de cultura do MST.

Carla conta que é possível contar a própria história do Movimento através das canções, “desde as cantorias ao redor da fogueira em cada acampamento, da animação e força para enfrentar um despejo violento que veio da canção cantada coletivamente, do ritmo para Marchar novamente na luta pela democracia”.

IV Feira Nacional da Reforma Agrária, Sem Terrinhas em cortejo com trupe dos encantados. Foto: Ju Adriano

Nesse sentido, o MST inicia as mobilizações junto aos cantadores e cantadoras Sem Terra dos estados e regiões para enviarem canções para o I Encontro Nacional de Música do Movimento, previsto para acontecer de 15 a 21 de outubro deste ano, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema, São Paulo.

O Encontro contará com espaços de debates sobre a história da música, musicalidade, a história do MST e a luta pela Reforma Agrária, além de oficinas de corpo e voz, ritmo, melodia e harmonia. A atividade será um espaço intersetorial de vivência e socialização das produções artísticas, com cerca de 200 participantes de todos os estados do país.

Cantadoras e cantadores Sem Terra se apresentam durante a IV Feira Nacional da Reforma Agrária. Foto: Comunicação MST

A intenção é inserir a música e os militantes artistas do Movimento nas atividades de comemoração dos 40 anos e nos desafios de construção da Reforma Agrária Popular, pois a música também fala da cultura Sem Terra e ao longo dos anos tem sido fundamental para a construção e ressignificação dessa identidade. “São simbolismos que ajudaram a criar nossa identidade e fortalecem nossa unidade, pois um Movimento que faz a luta cantando, não estaria apenas em busca de terra, mas construindo as possibilidades de uma nova sociabilidade”, aponta a dirigente.

Segundo Carla Loop, o Encontro conta com alguns desafios.”Um deles é compor canções rumo aos 40 anos do MST, mobilizando um trabalho criativo para refletir sobre o que cantar em nosso tempo histórico. Outro é realizar um encontro das diferentes gerações que cantam o MST e a terra, com a força musicada de todas as regiões em que o MST fincou bandeira. E assim produzir música como um direito a imaginação, em que os/as camponeses/as expressem sua cultura e luta.”

Outro desafio apontado pela dirigente está na organização da Frente de Música do MST e o fortalecimento do Coletivo de Cultura.

Como enviar as canções?

A partir da organização interna do MST, as cantadoras e cantadores Sem Terra de todo o país têm até o final do mês de agosto de 2023 para enviar suas canções, para o e-mail: [email protected]

*Editado por Fernanda Alcântara