Nota de Pesar

MST se despede do amigo e educador Carlos Rodrigues Brandão

Em Nota, Movimento lamenta a partida do educador e reafirma a defesa de continuidade do seu legado

Professor faleceu na última terça-feira (11). Foto: Igor Sperotto

Da Página do MST

Nota de pesar e despedida

Nascido em 14 de abril de 1940, nosso companheiro de sonhos, de partilha, de educação e de projeto societário, Carlos Rodrigues Brandão, se despede fisicamente de nós e do mundo que trabalhou cotidianamente para transformar.

Um educador incansável pela libertação dos oprimidos, que dedicou sua vida à semeadura do esperançar por meio da Educação Popular.

Lembraremos de Brandão, sempre como um grande Educador Popular promotor do esperançar, aquele que soube “[…] trocar o verbo passivo “esperar”, pelo verbo ativo “esperançar”.

Carregaremos em nossa mochila militante os seus poemas, publicados no caderno “Fazendo História”, onde ele demarcou a semente como portadora de vida. Por ele e por nós, continuaremos semeando. Também em nossa mochila levaremos o legado de Paulo Freire a partir de seu olhar do “Menino que Lia o Mundo”, para que nos mantenha viva a paixão pela escrita da história de transformação dessa sociedade.

O Movimento Sem Terra lamenta profundamente sua despedida, seguiremos honrando o seu legado fazendo de cada prática educativa um embrião do esperançar, da emancipação e da sociedade que sonhamos juntos.

Como dizia Brandão, “a esperança se realiza na luta para tornar uma realidade social e esperança que nos move […] Ficamos nós! Fiquemos no fervor da vida; na presença solidária; no trabalho de cada dia; na ação de cada hora; na luta inevitável; na esperança inabalável”.

Nossa solidariedade aos familiares.

Carlos Rodrigues Brandão, presente!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

*Algumas obras de Brandão estão disponíveis gratuitamente na Biblioteca Virtual do MST. Acesse clicando aqui.