Cultura popular

Por Terra, Arte e Pão: MST realiza Festival em Belo Horizonte neste domingo (16)

Como parte da programação da 4ª Feira da Reforma Agrária em Belo Horizonte (MG), Movimento leva shows gratuitos para o Parque Municipal
Festivais do MST: iniciativa vai circular capitais brasileiras neste ano, no fortalecimento das ações de solidariedade e apoio ao MST no próximo período.

Da Página do MST

Artistas, grupos e coletivos culturais parceiros e amigos do MST sobem ao palco no último dia da Feira da Reforma Agrária, neste domingo (16), organizada pelo Movimento em Belo Horizonte na primeira edição do “Festival do MST: Por Terra, Arte e Pão!”, iniciativa do Movimento Sem Terra que deve circular capitais brasileiras ainda no ano de 2023, como parte do fortalecimento das ações de solidariedade e apoio ao MST no próximo período.

Em Belo Horizonte, a programação gratuita conta com a presença da banda Pato Fu, Fernando Anitelli, Nádia Campos, Paulinho Santos, Sérgio Pererê, Andreia Roseno, Surubim e os Pocomã, Rodrigo Bordes, Julia Guedes, Sylvio Rosa, Tal Mãe, Tal Filha, Bloco Pisa Ligeiro e Maurício Tizumba.

As apresentações iniciam a partir das 14 horas, no Parque Municipal de Belo Horizonte, fechando a programação da 4ª Feira da Reforma Agrária organizada pelo Movimento no estado. O Parque recebe a entrada de visitantes até às 16h30, mas as atrações no palco do Festival seguem até às 19 horas.

“Nosso Festival será um verdadeiro encontro da arte, da cultura, da política e da Reforma Agrária”, destacou Luana Oliveira, do Coletivo de Cultura do MST. De acordo com Luana, o Festival em Belo Horizonte demarca o compromisso dos artistas e grupos culturais com a luta pela Reforma Agrária Popular.

Pato Fu. Foto: Diego Ruahn
Fernando Anitelli. Foto: Filipe Nevares

“A partir dos Festivais queremos ampliar o diálogo com o conjunto da sociedade e reafirmar que a luta pela Reforma Agrária Popular é também a luta pela arte, pela cultura e por um conjunto de direitos do povo brasileiro”, sinalizou. “E essa luta é e deve ser cada vez mais abraçada por todos e por todas, por terra, arte e pão”.

Com palco no centro do Parque Municipal, quem for prestigiar o Festival do MST terá ainda a possibilidade de aproveitar as delícias da Cozinha da Roça e de um conjunto de produtos que estão sendo comercializados desde a última sexta-feira (14), das mãos dos camponeses e camponesas dos acampamentos e assentamentos Sem Terra de todo o estado de Minas Gerais.

Festivais pelo país

A organização do Festival do MST também será realizada em outros estados ainda em 2023, envolvendo música, dança, teatro e as mais diversas manifestações com a cara e as cores da cultura brasileira. As atividades culturais devem mobilizar o conjunto do MST no próximo período fortalecendo as ações em solidariedade ao Movimento e pautando a necessidade e a importância da luta pela Reforma Agrária.

“Queremos fazer dos nossos Festivais um amplo processo de celebração da nossa luta, da nossa organização e das nossas conquistas”, ressaltou Luana.

Serviço:

Festival do MST: Por Terra, Arte e Pão!
Parque Municipal de Belo Horizonte (MG)
Domingo (16) a partir das 14 horas
Entrada gratuita

*Editado por Solange Engelmann