Reforma Agrária Popular

João Pedro Stedile debaterá o projeto popular para o Brasil

João Pedro Stédile, estará em Aracaju para participar da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária
foto: Rafael Stedile

Da Página do MST

Nos dias 24 e 25 de julho, segunda e terça-feira, respectivamente, o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, estará em Aracaju (SE) para participar da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA). A JURA constitui um espaço estratégico de resistência ativa que se articula com as Instituições de Ensino Superior; Grupos, Núcleos e Laboratórios de Estudo e Pesquisa; Programas de Pós-Graduação; Coletivos de Trabalho; Estudantes, Sindicatos, Movimentos e Organizações Populares do Campo e da Cidade, em torno da luta para enfrentar a questão agrária e o modelo de desenvolvimento centrado no agronegócio brasileiro.

De acordo com a organização, o objetivo do evento em Sergipe é retomar os debates na Universidade Federal de Sergipe (UFS) acerca da reforma agrária popular, visando o fortalecimento de ações capazes de enfrentar os desafios postos na atual conjuntura brasileira. O evento configura-se como espaço de aglutinação e resistência à criminalização dos movimentos sociais e à CPI do MST.

No dia 24, segunda-feira, às 13h30, será realizado o Minicurso: Reforma Agrária Popular e o Projeto de Desenvolvimento para o Brasil, ministrado por João Pedro Stédile (Coordenador Nacional do MST). O minicurso será voltado para estudantes, professores/as dos multicampi da UFS e dos Institutos Federais, lideranças de movimentos sociais, no auditório da Adufs. Na ocasião, serão debatidos o projeto de desenvolvimento para o Brasil em disputa: agenda neoliberal e agronegócio versus matriz de produção, alimentos saudáveis, agroecológica, lutas populares do campo e da cidade, da floresta e das águas. Haverá, também, transmissão ao vivo pelo Youtube da ADUFS.

No dia seguinte, dia 25, terça-feira, haverá a palestra: A Criminalização dos Movimentos Sociais e a CPI do MST (com transmissão pelo Youtube da ADUFS), às 19h, no auditório da Didática VII da UFS, também com João Pedro Stédile (Coordenador Nacional do MST) e a debatedora: Profa. Dra. Christiane Senhorinha Soares Campos – Depto. de Economia (DEE). A mediadora da mesa será a Profa. Dra. Josefa de Lisboa Santos, e o evento tem como público-alvo estudantes, professores/as, lideranças de movimentos sociais e coletivos da comunidade.