Agroecologia

MST inicia Festa do Café Capixaba neste sábado (22), com Stedile e Paulo Teixeira

Atividade reunirá cerca de mil pessoas no Assentamento Vale da Vitória, no Espírito Santo
Colheita do café capixaba do MST. Foto: MST-ES

Da Página do MST

Como marco para celebrar a colheita do café produzido nas áreas de Reforma Agrária do Espírito Santo, o MST realiza neste sábado (22) a 1ª Festa do Café da Reforma Agrária Capixaba.

A atividade, que ocorrerá no Assentamento Vale da Vitória, em São Mateus (ES), receberá programação durante todo o dia, com atividades culturais, debates e ato político.

Entre as presenças confirmadas, o coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile, e o Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira.

“A nossa 1ª Festa será um importante momento para comemorar a produção da Reforma Agrária no Espírito Santo, mas também de debater sobre as políticas públicas necessárias para o desenvolvimento do campo”, destacou Marco Antônio Carolino, da direção nacional do MST.

A programação aberta ao público inicia às 9 horas, na sede da Cooperativa de Beneficiamento, Comercialização e Prestação de Serviços dos Agricultores Assentados (Coopterra), onde serão inauguradas novas instalações da cooperativa.

Já no período da tarde, João Pedro Stédile realiza o debate sobre a cadeia produtiva do café e sua importância na construção da Reforma Agrária Popular. O debate é seguido de ato político em defesa da Reforma Agrária. Ainda como parte da programação, o Forró Chapéu de Palha, Val Santana e Didiu e companhia sobem ao palco para animar o festejo.

450 famílias Sem Terra produzem o café conilon no Espírito Santo. Foto: MST-ES

Destaque na produção dos camponeses e camponesas no estado, o cultivo do café tem sido uma das principais cadeias produtivas em consolidação na região, especialmente o café conilon.

Estima-se que anualmente as áreas do MST no Espírito Santo chegam a colher 100 mil sacas de grãos, envolvendo 450 famílias produtoras, onde a maior parte é beneficiada pela Coopterra.

Como marco da consolidação da referência da cooperativa no beneficiamento do café, desde 2021 a Coopterra criou sua própria marca, a Terra de Sabores, que vem, além do café, ampliando sua produção e comercialização de pimenta do reino e geleias.

Feira da Reforma Agrária

Ainda como parte da agenda da Festa da Colheita, as famílias Sem Terra da região realizarão a Feira da Reforma Agrária no assentamento, comercializando uma variedade de itens produzidos nas áreas do MST.

Dezenas de barracas ocuparão a Feira da Reforma Agrária, exibindo uma diversidade de produtos in natura e agroindustrializados, bem como artesanato e opções para alimentação.

Programação:
  • 09h – Acolhida
  • 10h – Mística e Ato de Abertura
  • 11h – Inauguração das instalações da cooperativa
  • 12h – Almoço
  • 14h – Formação: “A cadeia produtiva do café e sua importância no contexto da Reforma Agrária e seus desafios atuais” João Pedro Stedile – direção nacional do MST
  • 15h – Ato político
  • 18h – Confraternização – Show com Forró Chapéu de Palha, Val Santana e Didiu e companhia

*Editado por João Vitor