Lutas Populares
Comitês Populares realizam mutirão contra as altas taxa de juros do Banco Central
Da Página do MST
Os comitês populares, sindicatos, movimentos e partidos promovem uma rodada de atividades contra os juros altos e pedem o afastamento do presidente do Banco Central Roberto Campos Neto de sexta a domingo por todo o país.
O Mutirão dos Comitês Populares pretende discutir com a população os prejuízos para sociedade com manutenção de altas taxas de juros, que estão fixadas em 13,75% pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central.
De acordo com Igor Felippe, da Secretaria da Articulação dos Comitês Populares, é necessário criar uma agenda permanente de luta em torno da pauta dos juros. “A nossa ideia é mobilizar os comitês para organizar atividades de diálogo com a população em todos os estados sobre as medidas necessárias para resolver seus problemas concretos”, explica.
Durante os três dias serão realizadas ações como panfletagem em locais públicos, colagem de lambes, interações nas redes sociais e plenárias estaduais para debater os impactos da taxa de juros e mobilizar a sociedade.
Para Lucinha Barbosa, secretária nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do Partido dos Trabalhadores, é um absurdo a forma como a intervenção do Banco Central afeta a população. “[…] é claro que tem que haver responsabilidade fiscal, mas também precisa haver responsabilidade para vencer a fome e gerar emprego e renda. E para isso o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras está junto nessa caminhada de reconstrução nacional”, afirma.
As centrais sindicais estão organizadas para realização de ações do mutirão nos estados. O presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, reiterou: “O Brasil precisa voltar a crescer de forma vigorosa, gerar emprego que o povo precisa; acabar com a fome, que tinha acabado no governo Lula e, que para isso tem de cair a taxa de juros e Campos Neto deixar a presidência do Banco Central”.
Até agora, 11 estados já anunciaram ações dentro do mutirão, que são abertas a quem quiser participar. Mais informações estão disponíveis através das redes sociais no @comitepopularoficial (Instagram) e @comitelula (Twitter).