Podcast

“Uma pausa para o café”: Internacionalizemos a Luta volta em setembro com Tô com MST

Podcast pretende realizar uma viagem por diversos países a partir dos parceiros e Comitês de Amigos
Foto: Clarice Lissovsky/ MST

Por Wesley Lima
Da Página do MST

O podcast Sem Terra “Internacionalizemos a Luta” dará uma pausa neste mês de agosto e retoma a sua programação normal no dia 1º de setembro. O episódio fará parte da campanha “Tô com MST” e está sendo construído com o objetivo de apresentar as ações de solidariedade internacionais em defesa do Movimento e será mais um espaço de mobilização popular na luta pela Reforma Agrária.

O programa resgata as principais iniciativas de solidariedade realizadas pelos parceiros e amigos do Movimento em outros países ao longo dos quase 40 anos do MST e, com isso, construir um processo de agitação e propaganda em torno da produção de alimentos saudáveis, denunciando o modelo de produção do agronegócio.

Para isso, o podcast realiza uma viagem por diversos países através dos parceiros e Comitês de Amigos do Movimento. Atualmente, o MST possui ações de solidariedade construídas pelos Comitês em seis países, sendo eles, França, Finlândia, Estados Unidos, Itália, Espanha e Alemanha.

Tô com MST

A campanha “Tô com MST” reúne diversas manifestações daqueles e daquelas que estão do lado da agroecologia, da democratização do acesso à terra e da justiça social no Brasil. Ela foi criada dias após a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tenta criminalizar o MST.

A Comissão é instalada sem objeto determinado e representa uma estratégia para “agro militar” para omitir as reais problemas e contradições do modelo de produção do agronegócio no campo brasileiro, como o crescente desmatamento, grilagem de terra, queimadas, violência no campo, uso de mão de obra análoga à escravidão, destruição e contaminação dos bens naturais pelo uso de agrotóxicos.

Esta é a 5º CPI que o MST enfrenta. O Movimento já foi alvo de outras comissões no Congresso, como a CPMI da Terra, entre 2003 e 2005, a CPMI do MST, entre 2009 e 2011, a CPI Funai Incra, entre 2015 e 2016, e a Funai Incra 2, de 2016 a 2017. Em todas elas, o apoio da sociedade brasileira, conectado com ações internacionais, foi fundamental para a defesa da Reforma Agrária.

Internacionalizemos a Luta

O podcast está disponível no Spotify e nas redes sociais do MST. O programa nasce com o objetivo debater o tema do internacionalismo como um princípio, um valor e uma estratégia política com a sociedade e as famílias Sem Terra. Além disso, rememora a história e o legado de lutadores e lutadoras do povo, e apresenta as ações internacionalistas realizadas pelo Movimento em outros países.

O próximo episódio será o 12º. Confira os programas anteriores AQUI.

*Editado por Fernanda Alcântara