Comemoração

Assentamento 14 de Agosto: 27 anos de lutas, conquistas e resistência no Mato Grosso

A celebração marca não apenas a comemoração de uma conquista, mas uma afirmação contínua da luta pela Reforma Agrária Popular no Brasil
O assentamento é fruto de luta e resistência coletiva. Foto: MST

Por Vytoria Pachione
Da Página do MST

O assentamento 14 de Agosto é fruto da luta do MST no estado do Mato Grosso. A área está localizada entre os municípios de Campo Verde e Jaciara, às margens da MT-344. O assentamento comemora seus 27 anos de existência.

Atualmente as famílias assentadas produzem uma diversidade de alimentos, como leite, queijos, mandiocas, bananas, verduras, além da criação de suínos, galinhas, ovos, ovelhas e gado. O assentamento também possui duas agroindústrias, que industrializam derivados da mandioca e da cana.

Idalice Nunes, assentada, relembra com emoção os primeiros passos dessa jornada. “O processo de luta do MST no Mato Grosso é de 28 anos e do assentamento 14 de agosto é de 27 anos. Nosso assentamento é parte das primeiras conquista da Luta do MST”, explica Nunes.

Trajetória

A história do assentamento começou com a ocupação da fazenda Aliança em 14 de agosto de 1995, organizada pelo MST, na cidade de Pedra Preta. A Organização, resistência, determinação das famílias e a solidariedade da sociedade organizada foram determinantes. As famílias saíram em marcha até Cuiabá durante 14 dias, seguida de três meses acampadas em frente do Incra e do Palácio Paiaguás.

Finalmente, em outubro de 1996, veio a notícia tão esperada: a desapropriação das terras havia sido concedida, resultando em nove assentamentos simultâneos. O 14 de Agosto foi um dos primeiros do MST no estado do Mato Grosso.

Foto: MST

Conquistas

Desde então, as famílias têm construído e conquistado, não apenas a terra, mas uma vida digna. A infraestrutura do assentamento foi desenvolvida com dedicação e trabalho coletivo, incluindo uma Unidade Básica de Saúde, um parque infantil, um barracão reformado e a sede da Associação, Campo de Futebol, além de uma pista para prova de laço.

Essas conquistas representam qualidade de vida, melhorias nas condições econômicas e mais que isso, elas simbolizam o que a reforma agrária popular significa na vida das famílias . “É terra, dignidade, saúde, direito a tudo aquilo que todos os cidadãos brasileiros deveriam ter. Sem que haja necessidade de sair do campo”, afirma Nunes.

O assentamento 14 de Agosto é um símbolo vivo da capacidade de resistência, da força da organização coletiva e da possibilidade de criar uma vida plena e significativa a partir da terra.

Esta celebração marca não apenas a comemoração de uma conquista, mas uma afirmação contínua da luta pela Reforma Agrária Popular no Brasil. Em um país com desigualdades profundas, o assentamento 14 de Agosto se destaca como um exemplo de que a terra e o trabalho podem transformar vidas e fortalecer a permanência no campo.

*Editado por Wesley Lima