Reforma Agrária

Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça visita Assentamento Popular Dom Tomás Balduíno, em Formosa (GO)

Comissão de Soluções Fundiárias do Judiciário reconhece a necessidade de regularizar a situação dos trabalhadores e trabalhadoras que ocupam o território
Foto: MST em Goiás

Por Comunicação do MST em Goiás
Da Página do MST

Na tarde do dia 11 de agosto, a Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça de Goiás realizou uma importante visita ao Assentamento Popular Dom Tomás Balduíno, localizado em Formosa, no estado de Goiás.

A visita do Desembargador Anderson Máximo, Presidente da Comissão de Soluções Fundiárias (CSF), contou com a participação de diversos representantes notáveis. Também estiveram presentes a Juíza Fabiane Perocini do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Promotora Andréa Beatriz do Ministério Público de Formosa, bem como outras figuras proeminentes. Entre elas, destacam-se a Superintendente do INCRA/DF, Cláudia Farinha, a Dra. Claudia Maria Dadico da Ouvidoria Agrária do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Dra. Maíra Coraci, Conciliadora Agrária do INCRA Nacional, e José Augusto do Departamento de Cadastro e Ordenamento Rural (DCA) do INCRA DF.

As instituições que são responsáveis pela implementação da política de Reforma Agrária enfatizaram o compromisso do Governo em priorizar a situação das famílias que há quase oito anos aguardam a concretização do Assentamento. Além disso, ressaltaram a intenção de destinar as terras deste latifúndio para o estabelecimento de um Assentamento da Reforma Agrária.

A Comissão de Soluções Fundiárias do Judiciário se comprometeu a buscar uma resolução para o conflito entre as famílias e os proprietários da terra. Reconheceu também a necessidade de regularizar a situação dos trabalhadores e trabalhadoras que ocupam o território.

No decorrer da visita, as famílias do assentamento generosamente distribuíram cestas repletas de alimentos saudáveis produzidos localmente. O evento foi concluído de maneira calorosa, com um almoço saboroso que selou o encontro de maneira positiva e promissora.

*Editado por Erica Vanzin