Violência policial

Famílias Sem Terra sofrem despejo em Piritiba/BA na Chapada Diamantina

Por volta do meio dia de hoje (21), as famílias foram surpreendidas por ação de despejo violenta, sem ordem judicial. Os policiais atearam fogo nas moradias e plantações
Moradias e plantações foram queimadas pelos policiais. Foto: MST BA

Por coletivo de comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Na manhã desta segunda-feira (21), 50 famílias de trabalhadores/as rurais que vivem no acampamento Rosimeire Araújo, no município de em Piritiba, na Bahia foram surpreendidas com uma ação violenta de despejo, a área foi ocupada pelas famílias Sem Terra em março de 2022.

As famílias lutam por um pedaço de terra para garantir seu sustento de suas famílias e o direito de trabalhar e viver dignamente. Por volta de meio dia, aconteceu uma ação de despejo de forma arbitrária e violenta, sem nenhum tipo de aviso prévio ou ordem judicial. Os trabalhadores rurais foram surpreendidos com a chegada de carros pequenos e diversos policiais, que os expulsaram do local com violência, ateando fogo em suas moradias e plantações, onde produziam milho, feijão, abóbora, quiabo e diversos outros de alimentos saudáveis e essenciais para a garantia da subsistência da população que vivia no acampamento.

Fotos: MST BA

Essa ação representa uma grave violação dos direitos humanos e trabalhistas desses agricultores, além de demonstrar a falta de compromisso e sensibilidade das autoridades responsáveis. O MST vem denunciando o crescente número de despejos e violências contra os trabalhadores rurais que lutam pela Reforma Agrária e pela garantia de seus direitos no estado.

Foto: MST BA

A luta pela Reforma Agrária e pelos direitos dos trabalhadores rurais não pode ser sufocada pela violência e pela arbitrariedade. O MST continuará lutando por justiça e por um país mais igualitário, onde os trabalhadores/as rurais tenham acesso à terra e as condições dignas de trabalho e vida.

MST, essa luta é pra valer e pra vencer!

*Editado por Solange Engelmann