Reforma Agrária Popular

Escola Popular de Agroecologia comemora dez anos e inaugura novas estruturas

Localizada no Extremo Sul da Bahia, a Escola Popular já beneficiou mais 2,5 mil famílias com as atividades formativas
Foto: Cadu Souza

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Nos dias 26 e 27 de agosto, a Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizada no assentamento Jacy Rocha, no município do Prado (BA), realiza uma grande festa em comemoração aos dez anos de promoção da agroecologia no Extremo Sul da Bahia. Na ocasião serão inauguradas as novas dependências da Escola, com o objetivo de oferecer melhores estruturas de estudo, trabalho e desenvolvimento técnico de experiências que visam a transição agroecológica na região e no estado.

A Escola é referência na formação agroecológica e agroflorestal, pois tem atuado na experimentação de manejos produtivos e processos pedagógicos, apresentando de maneira prática a viabilidade da construção de novas relações entre os seres humanos e a natureza, a partir da recuperação ambiental e da produção de alimentos saudáveis. Os dez anos de atividades desenvolvidas marcam esse processo.

Na programação estão previstas atividades festivas e políticas, com atrações culturais e a presença de representantes da política nacional, estadual e local. Além disso, nas comemorações serão comercializados produtos da Reforma Agrária.

O dia 26 será marcado pelo ato de inauguração oficial das novas estruturas da escola, jantar com amigos e amigas do MST e apresentações culturais. No dia 27, ocorrerá um culto ecumênico, uma trilha agroecológica pela EPAAEB, uma mesa sobre o tema “Povos do Território, Universidades e a Agroecologia” e atividades culturais.

Uma escola símbolo de resistência

Foto: Cadu Souza

Dionara Ribeiro, do Setor Pedagógico da Escola Popular, explica que a Egídio Brunetto foi construída no berço do “deserto verde”.

A construção é desafiante, justamente porque traz em sua essência os desafios da luta pelo acesso à terra, o desafio da formação política e técnica dos assentados e assentadas, e o desafio da construção de tecnologias apropriadas à agricultura camponesa”.

Ela conta ainda que a construção da Escola Popular aconteceu em meio a tensão entre dois modelos de desenvolvimento. De um lado a monocultura de eucalipto, que tem ampliado a degradação ambiental, e do outro a agroecologia através da conquista de alguns assentamentos na região. Neste cenário, “a escola se torna ferramenta pedagógica e de resistência dos trabalhadores do campo”, explica Ribeiro.

Dez anos de formação técnica e política

Foto: Cadu Souza

Em dez anos, a Escola Popular e o MST têm muito a comemorar. Já passaram pela Escola 6 turmas de agroecologia, 90 turmas de alfabetização, através do método cubano “Sim, eu Posso”, 3 especializações em Educação do Campo e Agroecologia.  Foram desenvolvidos ainda um conjunto de “cursos básicos” voltado às famílias assentadas e acampadas, como o Curso de agrofloresta, Sistemas Agroflorestais (SAF) no cacau, o SAF no café, entre outros.

Neste período, mais de 2,5 mil famílias foram beneficiadas com as experiências e processos de formação da Escola, que atende, além das áreas do MST, comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas. Estima-se que mais de 12 mil pessoas já passaram pelos cursos e espaços de estudo da Escola.

Representantes políticos e estudantes de outros países também passaram pela Escola, como China, Canadá, França, Dinamarca, Finlândia, Japão, Espanha, Itália, Estados Unidos, Gana (África), Congo, Kükita (Estônia), Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e Venezuela, que se destacam.

Foto: Cadu Souza

Programação

DIA 26 DE AGOSTO DE 2023
10:00 – Abertura jornada da juventude – Rumo ao acampamento nacional da juventude – Galpão da associação do Jacy Rocha
Feira da reforma agrária
12:00 – Almoço agroecológico
13:30 – Mística Bosque Kageyama
14:00 – Mesa de abertura e ato política, vídeos dos 10 anos da EPAAEB.
17:00 – Ato celebrativo e Inauguração oficial – Mística e inauguração da Placa de Egídio Brunetto;
19:00 – Jantar com amigos e amigas do MST
20:00 – Apresentações culturais

DIA 27 DE AGOSTO DE 2023
07:00 – Café;
08:00 – Feira da Reforma Agrária
09:00 – Culto ecumênico
10:00 – Trilha agroecológica pela EPAAEB e atividades culturais;
12:00 – Almoço
14:00 – Mesa: Povos do Território, Universidades e a Agroecologia;
18:00 – Apresentação cultural com artistas locais;

Serviço

Comemoração de 10 anos da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
Data: 26 e 27 de agosto de 2023

Local: Assentamento Jacy Rocha, BR 101 – KM 834, Prado – BA

*Editado por Fernanda Alcântara