Debates

Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária é realizada na Unicamp

Visando fomentar o debate sobre a Reforma Agrária no ambiente acadêmico, atividade acontece entre os dias 29 e 31 de agosto, no Campus de Barão Geraldo, em Campinas (SP)
Evento é organizado pelo MST em parceria com docentes e discentes da Unicamp. Foto: Aline Oliveira/MST no CE

Por Luciana Alvarez e Marília Fonseca
Da Página do MST

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, acontece a Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA) da Unicamp, no Campus de Barão Geraldo, Campinas/SP. O evento é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em parceria com docentes e discentes da Unicamp e conta com o apoio da Reitoria e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da universidade, assim como da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp).

A Jornada celebra, em 2023, dez anos de construção em parceria entre movimentos sociais e Universidades Públicas, com a tarefa de construir nas universidades o diálogo e reflexão sobre seu papel na luta pela Reforma Agrária e na luta pela terra junto às organizações populares da sociedade.

A JURA é um evento organizado pelo MST em parceria com as universidades, visando levar e fomentar o debate sobre a Reforma Agrária para o ambiente acadêmico, assim como estabelecer vínculos entre as atividades de pesquisa e extensão e esse movimento social. Além da Reforma Agrária, o evento pautará questões relacionadas à fome, desigualdade, agroecologia e produção de conhecimento.

O primeiro dia, uma terça-feira, terá atividades a partir das 14h30, começando com um plantio simbólico de mudas de árvores na praça do Ciclo Básico. E, das 17h30 às 21h, ocorre um ato-político cultural no Teatro de Arena, também no Ciclo Básico, que contará com a presença de João Pedro Stedile, do MST Nacional; Regina Lúcia dos Santos, do Movimento Negro Unificado (MNU/SP) e Silvia Adoue, da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além disso, teremos a apresentação de dois grupos de música popular: Baque Mulher, grupo de maracatu, e UATAFAIA, grupo de reggae roots e forreggae.

Card divulgação: Jura 2023

No segundo dia, quarta-feira, teremos uma mesa intitulada “O papel da engenharia na luta pela Reforma Agrária”, às 9h no instituto de física (IFGW). No período do almoço e da tarde haverá a apresentação, no Vão do Pavilhão Básico (PB) de projetos de extensão ativos e parcerias entre Unicamp e MST da Regional Campinas. Pela noite, faremos um Sarau no Armazém do Campo e Livres – Espaço Agroecológico, na Rua Agostinho Pattaro, 145, Barão Geraldo.

No último dia, teremos uma mesa sobre educação pela manhã, chamada: “A atualidade da educação do campo e a Reforma Agrária”, às 9h no Salão Nobre da Faculdade de Educação. na Rua Bertrand Russell, 801). Além da mesa, “A atualidade da Reforma Agrária no Brasil e na América Latina”, às 15h, no auditório Marielle Franco, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, localizado na Rua: Cora Coralina, 100.

E, pela noite, encerrando a JURA, será apresentada a peça de teatro “O chão de dentro é minha terra”, peça autoral da Cia. Los Puercos, às 20h, no auditório da Adunicamp, na Av. Érico Veríssimo, 1479.

A programação é aberta a todo público interessado! É só chegar e participar!

Teremos a presença de produtos do MST e de artesanatos indígenas nos espaços da programação. Além da presença de militantes da regional do MST em todos os espaços.

Vamos fortalecer a luta popular! A união entre Universidade Pública e movimentos sociais! E a luta pela Reforma Agrária Popular!

Para conferir mais informações acesse: https://www.instagram.com/juraunicamp/

*Editado por Solange Engelmann