Luta pela terra

Barão de Itararé e MST promovem coletiva de Stedile com a mídia alternativa

A entrevista será realizada por jornalistas dos meios independentes na segunda-feira (28), às 17h, com transmitido ao vivo no Canal do Barão no Youtube e de veículos parceiros
Foto: Junior Lima

Da Página do MST

O dirigente e um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, será entrevistado por jornalistas dos meios independentes na segunda-feira (28), às 17h. O encontro é promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé em parceria com o MST e será transmitido ao vivo no Canal do Barão (youtube.com/canaldobarao) e de veículos parceiros.

Stedile prestou depoimento, no último dia 15, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a organização com objetivos de tentar criminalizá-la, agitar a base bolsonarista e, em última instância, atingir o governo Lula.

Durante quase sete horas, o economista deu uma verdadeira aula na qual explicou os princípios do MST, enalteceu a agricultura familiar e sua importância para a soberania alimentar no país, defendeu a luta histórica pela reforma agrária popular e criticou setores retrógrados do agronegócio.

O dirigente também destacou, em sua fala, a criminalização que a imprensa comercial faz com o MST. “Me lembro de um editorial do Estadão que dizia ‘só me faltava essa: Sem Terra se formando advogado’. Pois é o que fazemos. Estudamos. Pesquisem o Pronera”, disse em referência ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, criado em 1998 no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC).

Stedile nasceu em Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, e é filho de trabalhadores rurais descendentes de imigrantes italianos. Foi seminarista e formou-se em economia pela (PUC-RS), por meio de uma bolsa de estudos, concluiu sua pós-graduação pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Em 1979, assessorou a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e foi um dos fundadores do MST.

Referência na luta pela reforma agrária no país, também participa nas organizações internacionais como a Coordenadoria Latino-americana de Organizações do Campo (CLOC), Via Campesina, entre outras. Escreveu diversos livros sobre a questão da terra e recebeu prêmios por sua atuação junto aos trabalhadores rurais.

A entrevista coletiva terá a apresentação de Altamiro Borges e conta com a bancada de entrevistadores: Cristina Serra do ICL Notícias, Adriana Delorenzo da Revista Fórum, César Xavier do Portal Vermelho, Lourdes Nassif do GGN, André Barrocal da Carta Capital e Conceição Lemes do Viomundo.

Assista ao vivo e participe em tempo real!