Educação

Projeto da Escola Estadual 29 de Outubro é selecionada para participar da Expointer

Escola de assentamento 16 de Março, em Pontão (RS), participou durante três dias da Expointer
Foto: MST no RS

Da Página do MST

A Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de Outubro, no assentamento 16 de Março, em Pontão, participou durante três dias da Expointer, em Esteio (RS). O projeto Sustentabilidade e Educação Ambiental foi um dos 15 selecionados entre escolas estaduais para participar da feira.

O professor Munir Lauer acompanhou os alunos, que trouxeram produtos feitos com ervas do horto da escola. “Essa atividade é promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Nós fomos selecionados entre 140 projetos de escolas. Éramos a única escola de assentamento. Nós viemos acompanhando um aluno, que é o protagonista, o professor também faz parte desse processo, mas mais na coordenação”, explica Munir.

Segundo ele, a Escola 29 de Outubro, há mais de duas décadas, tem adotado entre suas ações pedagógicas, os Núcleos de Pesquisas, que no decorrer dos últimos anos, adquiriu materialidade junto à disciplina de Projeto de Pesquisa, que desencadeia-se, como ápice das mesmas, em Seminário no mês de novembro.

Foto: MST no RS

“Em decorrência, deste processo, os estudantes mediante análise avaliativa, no ano anterior, demandaram que em 2023, a temática a ser desenvolvida deveria ser Sustentabilidade. E esta temática, parte de um alinhamento do território local (assentamento 16 de março), avançando para os espaços do município de Pontão, e construindo ligações com o cenário macro (estado, país).”

Munir conta que dessa preocupação primeira, de atender as temáticas advindas dos estudantes, nos Núcleos de Pesquisas, surge o Projeto Sustentabilidade e educação ambiental no Campo, como espaço de investigação e empiria.

No vídeo o estudante Lucas Alejandro Baez Goldschmidt, que mora no assentamento Encruzilhada Natalino 1/Passo Real, em Pontão, explicado um pouco mais:

*Editado por Fernanda Alcântara