Feira em Maceió

Debatendo a fome no Brasil e em Alagoas, MST realiza conferência durante Feira em Maceió

Conferência Josué de Castro será realizada nesta sexta-feira (08) a partir das 9h30 na Praça da Faculdade
Foto: Mykesio Max

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Compondo a programação da 22ª Feira da Reforma Agrária do MST em Alagoas, o Movimento realiza nesta sexta-feira (08) a Conferência Josué de Castro “Combater a fome, semear a esperança”. A atividade que ocorre a partir das 9h30 na Praça da Faculdade, tem o objetivo de debater os desafios do combate à fome no Brasil e em Alagoas.

A Conferência reunirá para debate a integrante da coordenação nacional do MST, Ayala Ferreira, a coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Eliane Silva, Lenilda Lima, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Thatiana Fávaro, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Homenageando Josué de Castro, o debate relembra os 50 anos da morte do estudioso que inspirou em seus ensinamentos a luta dos camponeses e camponesas brasileiros contra a fome e a miséria, além disso o espaço pretende debater com a sociedade alagoas alguns elementos e temas que refletem o atual cenário brasileiro no que diz respeito à luta popular de enfrentamento à fome e miséria, bem como as ações coletivas que impulsionam o fortalecimento da soberania alimentar e construção de vida digna no campo e na cidade.

“Queremos com a referência do legado de Josué, apontar a partir de suas reflexões as necessárias ações articuladas entre a sociedade civil organizada e poder público para a construção de estratégias coletivas que promovam o avanço popular no enfrentamento à fome em Alagoas e no Brasil”, refletiu Débora Nunes, da coordenação nacional do MST.

Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), Alagoas é o estado em que os casos de insegurança alimentar grave são mais frequentes, com 36,7% das famílias em algum nível de falta de alimentos ou passando fome. Esse dado apresenta que mais de 2,6 milhões de alagoanos possuem algum tipo de insegurança alimentar.

O debate acontece em praça pública e é aberto para todos os públicos.

Prêmio Josué de Castro

Ainda como parte do momento de debate e reflexões sobre o tema da fome, o MST inaugura o Prêmio Josué de Castro, uma iniciativa que homenageará ações construídas por organizações em Alagoas na perspectiva do combate à fome e construção de soberania alimentar.

“Será um espaço de reconhecimento das iniciativas e ações coletivas que contribuem ações concretas nos diversos territórios em Alagoas para enfrentar essa realidade que vive o estado”, sinalizou Débora.