Reforma Agrária Popular

No Ceará, MST ocupa latifúndio improdutivo no município de Santana do Cariri

Ocupação tem como objetivo assentar famílias Sem Terra e garantir que a terra cumpra sua função social
Foto: MST no Ceará

Da Página do MST

Na madrugada de hoje, 11, cerca de 85  famílias Sem Terra residentes no distrito de Brejo Grande, no município de Santana do Cariri, ocuparam a fazenda Sítio Ventura, distante aproximadamente 500 km da capital cearense.

A fazenda ocupada é uma área pública pertence ao Estado do Ceará, sob tutela do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O imóvel tem 380 hactares, tendo já funcionado uma colônia agrícola prisional, para medidas sócio- educativas de detentos do regime semi-aberto.

No final de 2018, a colônia foi fechada de modo inesperado, deixando o patrimônio público em estado de abandono.

Foto: MST no Ceará

A ocupação tem como objetivo assentar famílias Sem Terra e garantir que a terra cumpra sua função social.  As famílias acampadas reivindicam a imediata desapropriação da área para fins de Reforma Agrária e produção de alimentos saudável.

“Essa ocupação foi uma demanda das famílias Sem Terra da região, que não tinham onde trabalhar e com o avanço da pecuária sobre as áreas agrícolas ameaça a produção de alimentos na região. Quando as famílias vão trabalhar na terra pelo arrendamento, os proprietários plantam também sementes de capim para semear junto com milho e no ano seguinte aquela terra é destinada a criação e sustentação de bovinos, deixando a área imprópria para produção nos anos seguintes”, afirma a coordenação do MST da região.

*Editado por Fernanda Alcântara