Solidariedade Sem Terra

Cozinha solidária do MST já entregou 10 mil marmitas em Encantado-RS

Uma grande onda de solidariedade envolve a reconstrução das cidades atingidas no Vale do Taquari
Foto: Alexandre Garcia

Da Página do MST

Desde a quinta-feira (7), a cozinha solidária do MST no município de Encantado já entregou mais de 10 mil marmitas nas comunidades mais afetadas pelas enchentes. Dezenas de pessoas do movimento, acampados e assentados, integrantes do Levante Popular da Juventude, se deslocaram para ajudar na produção do alimento. Também contam todos os dias com dezenas de voluntários da comunidade que se junta para montar e entregar as marmitas.

“Viemos para essa tarefa humanitária com quantidade expressiva de produtos da reforma agrária, produtos orgânicos, vindos de cooperativas dos assentamentos do MST da região Metropolitana e ficaremos aqui”, conta o assentado Marildo Molinari.

A solidariedade faz parte do acúmulo histórico da entidade. “Sempre recebemos solidariedade quando nossa turma está nas marchas e ocupações, agora estamos devolvendo para sociedade tudo aquilo que nós podemos fazer. Sabemos que é um pouco diante da dimensão da tragédia que está ocorrendo aqui, chega ser difícil explicar a dimensão”, afirma Cedenir Oliveira, da direção nacional do MST no estado.

Quem quiser se somar na ação do MST pode contribuir doando qualquer valor no Pix CNPJ 10.568.281/0001-37.

Situação é muita crítica

O Rio Grande do Sul contabiliza até o momento 46 mortes devido às chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de municípios na semana passada. Dados do último boletim emitido pela Defesa Civil divulgados ao meio-dia desta segunda-feira (11) registram também 46 desaparecidos, sendo 30 na cidade de Muçum, uma das mais atingidas pela catástrofe no estado.

As vítimas fatais são dos municípios de Muçum (16), Roca Sales (10), Cruzeiro do Sul (5), Lajeado (3), Estrela (2), Ibiraiaras (2), Encantado, Imigrante, Mato Castelhano, Passo Fundo, Santa Tereza, Colinas e Bom Retiro do Sul. Entre os mortos estão duas crianças encontradas neste domingo, um bebê e um menino, em duas cidades do Vale do Taquari. O bebê, de cerca de um ano, foi localizado por um morador em Bom Retiro do Sul. Ele não foi identificado e seu corpo foi levado para identificação no posto do Departamento Médico-Legal (DML). A outra criança, um menino de cerca de 10 anos, foi achado em Roca Sales. Ele também não foi identificado.

As pessoas desaparecidas são dos municípios de Muçum (30), Lajeado (8) e Arroio do Meio (8).

Ainda de acordo com o boletim da Defesa Civil, 93 municípios foram atingidos e 340.918 pessoas afetadas, sendo que 4.794 estão desabrigadas e 20.498 desalojadas. São reportados 924 feridos e 3.130 pessoas resgatadas. 

Alertas de novos temporais e risco de enchentes 

A MetSul Meteorologia emitiu, neste domingo (10), alerta para um novo episódio de chuva extrema que vai atingir o estado nesta semana. De acordo com a instituição, a previsão é que os acumulados sejam excessivos em áreas do Centro, do Oeste e o Sul do território gaúcho com marcas que em apenas três a quatro dias de precipitação devem atingir entre a média e o dobro da média histórica de precipitação do mês inteiro. Este será o terceiro episódio de chuva excessiva no Rio Grande do Sul neste mês, marcado até agora por chuva com volumes muito acima do normal no estado gaúcho. 

“Esta sucessão de eventos extremos de chuva está dentro do que pode se esperar sob um evento de El Niño que está se intensificando e começa a adentrar o território de forte intensidade. Por meses se alertou que a chuva aumentaria muito no Rio Grande do Sul no final do inverno e na primavera com episódios extremos de precipitação, enchentes e tempestades frequentes”, ressalta o alerta. 

*Editado por Fernanda Alcântara