Festival do MST

Festival do MST leva programação gratuita ao Circo Voador neste domingo (17) no Rio

Show “Terra, Arte e Pão” recebe Pretinho da Serrinha, BNegão, Doralyce, Thai Flow, Racchel Luz e Rodrigo Maranhão, a partir das 20h

Festival do MST, no Circo Voador. Foto: Priscila Ramos

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Seguindo a programação do “Festival do MST: por Terra, Arte e Pão!”, no Rio de Janeiro, o MST volta a ocupar neste domingo (17) o Circo Voador, na Lapa, com uma diversidade de atividades culturais gratuitas e abertas ao público. Uma das apresentações do dia levará ao palco o BNegão, Doralyce, Thai Flow, Rodrigo Maranhão e Racchel Luz, no show conduzido pelo Pretinho da Serrinha, que sobem ao palco a partir das 18h horas.

O show que leva o nome “Terra, Arte e Pão”, em homenagem ao Festival do MST e aos 5 anos do Armazém do Campo Rio, encerrando a última noite de atividades no Rio de Janeiro que, desde sexta (15), movimenta os Arcos da Lapa.

Com programação gratuita a partir das 14 horas no Circo Voador, o Festival do MST recebe ainda o DJ Buiu e o DJ Levi, o samba do grupo Mandem Flores, além do Slam das Minas.

Antes da programação no Circo Voador, o Festival acontece no palco Beth Carvalho, dentro da Feira da Reforma Agrária nos Arcos da Lapa, com Folia de Reis, Cantadeiras e Bebadafonte. Toda a programação é também gratuita.

Foto: Alice Muniz

Para Carla Loop, do coletivo de cultura do MST, a realização do Festival do MST no Rio de Janeiro tem uma importante simbologia para o conjunto do Movimento Sem Terra. “Ocupar os Arcos da Lapa e o Circo Voador com nossa arte, cultura, sabores e lutas é extremamente simbólico, porque nós acreditamos que a arte tem um papel na construção das lutas necessárias para o nosso tempo”, explicou Carla.

“Nossos Festivais pretendem ser esse verdadeiro encontro: da luta com a arte, como uma forma legítima de fazer política. Possibilitando a ampliação do diálogo com a sociedade, coletivos, manifestações culturais e a periferia de vários cantos do país. Nosso lema pela conquista da terra, do direito à arte e a possibilidade do pão para todos e todas sintetiza e convida a sociedade brasileira para defender a cultura e a reforma agrária popular”.

O Festival que encerra este final de semana no Rio de Janeiro, já passou por Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL), mas segue com uma ampla agenda até o final do ano. Estão previstos Festivais ainda em Brasília (DF), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Belém (PA).

Foto: Priscila Ramos

Confira a programação completa para este domingo:

8h às 10h30 DJ

10h às 11h Folia de Reis com grupo Céu na Terra

11h às 12h Mesa Pelo Direito à Alimentação com Giovanna Nader e Bianca Barbosa

12h às 12h40 DJ

12h50 às 13h20 Cantadeiras

13h30 às 14h20 Bebadafonte

14h20 às 15h DJ Buiu

15h às 16h Mandem Flores

16h às 16h50 DJ

16h50 às 17h20 Slam das Minas

17h20 às 18h DJ

18h às 20h Pretinho da Serrinha, Bnegao, Doralyce, Thai Flow, Racchel Luz e Rodrigo Maranhão

20h às 20h30 Encerramento