Fake news

MST não ocupou fazenda do cantor Gusttavo Lima

Postagens nas redes sociais espalharam conteúdo antigo, com alegação falsa de que famílias Sem Terra teriam ocupado terras do artista
Foto: Camila Shaw

Por verificação de fatos da Reuters

Uma reportagem sobre a ocupação de uma fazenda pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Coronel Pacheco (MG) foi gravada em 2017, e a propriedade, que já foi desocupada, não pertence ao cantor Gusttavo Lima.

Postagens nas redes sociais, no entanto, espalharam o conteúdo jornalístico junto à alegação falsa de que o MST teria ocupado terras do artista. Eles tiveram 1,2 milhão de visualizações no Facebook e no TikTok nesta terça-feira (19) (ibb.co/MPX1r1d ) e (ibb.co/427r2Z6).

Os posts mostram imagens de uma reportagem da TV Alterosa Zona da Mata, afiliada do SBT, publicada em junho de 2017 no YouTube (AQUI ), e omitem que o conteúdo é antigo.

Na época, integrantes do MST ocupavam parte da Fazenda Liberdade, que pertence ao complexo Fazenda Reunidas HD, às margens da Rodovia MG-113. Um texto do portal G1 identifica o empresário Horácio Dias como proprietário do terreno ( aqui ) e ( aqui ).

O MST desocupou a área em janeiro de 2018, após a Justiça de Minas Gerais determinar a reintegração de posse do local ( aqui ). Segundo dados do processo disponíveis no site do Tribunal de Justiça Mineiro, a ação foi movida pela empresa Fazendas Reunidas HD, cujo sócio-administrador é Horácio Dias, como mostra o site da Receita Federal ( ibb.co/wrB5P53 ) e ( ibb.co /rMZkGnT ) e ( aqui ).

O nome de batismo de Gusttavo Lima – Nivaldo Batista Lima – não aparece no quadro societário da empresa. Uma pesquisa na ferramenta CruzaGrafos, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que permite cruzar dados da Receita Federal, não indica nenhuma conexão societária entre Horácio Dias e o cantor.

À Reuters Fact Check, a assessoria de imprensa do artista disse que “Gusttavo Lima não tem nenhuma relação com a fazenda relacionada” e que “ele nunca teve terra ocupada pelo MST”.

Em nota, o MST confirmou ter ocupado a propriedade em 2017, mas disse que a alegação de que ocupou terras de Gusttavo Lima “não é verdadeira” e que desconhece “qualquer relação” de Horácio Dias com o cantor.

Veredito

Falso. O vídeo mostra uma reportagem de 2017 sobre uma ocupação do MST em uma fazenda de um empresário mineiro. A assessoria de Gusttavo Lima disse que o cantor não tem relação com a propriedade.

Este artigo foi produzido pela equipe da Reuters Fact Check.