Nota de Pesar

Eduardo Sevilla Guzmán: presente!

MST se despede do amigo e referência na agroecologia
Foto: Reprodução

Da Página do MST

Sevilla Guzmán: a semente imprescindível da agreocologia que seguirá germinando em toda parte do mundo!

Nesta quarta feira (20), com nossos corações cheios de tristeza, nos despedimos fisicamente da nossa grande referência da agroecologia Eduardo Sevilla Guzmán.

Sevilla foi um grande pioneiro da agroecologia a nível internacional, na definição da agreocologia, na construção como um corpo científico. Uma das maiores referências para entender, acompanhar e explicar a agroecologia em diálogo com os camponeses e camponesas, com uma perspectiva sociológica e de classe.

Um grande intelectual e militante que se dedicou à construção de uma vasta obra teórica e metodológica sobre o Campesinato e a Agroecologia.

Eduardo Sevilla Guzmán nasceu em Madrid, na Espanha, em 1941, doutor em engenharia agronômica pela Universidad Complutense de Madrid e PhD pela Universidad de Reading da Inglaterra. Teve uma grande marca acadêmica na fundação de diversos programas de ensino, pesquisa e extensão, além de cursos de graduação e pós-graduação.

Tornou-se um grande amigo dos movimentos camponeses na América Latina e no mundo, em especial o MST e da Via Campesina. Seus ensinamentos, sua obra, seu compromisso com a agroecologia e o campesinato, sempre marcaram a militância dos movimentos populares e da agroecologia.

O seu exemplo de vida, as suas publicações e o seu legado continuarão construindo o pensamento agroecológico no mundo, formando a muitos pesquisadores, professores, técnicos, militantes, e inspirando cada ser humano na construção de um mundo livre e agroecológico!

Sevilla Guzmán: presente!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

20 de setembro de 2023

*Editado por João Carlos