Ciclo de Debates

Silvio Almeida participa de evento aberto ao público na ENFF

Debate 'Direitos humanos, racismo estrutural e democracia brasileira' marcará primeira visita do ministro à Escola Nacional Florestan Fernandes
Ministro fará sua primeira visita à ENFF. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Do Brasil de Fato

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, vai visitar no próximo sábado (23) a Escola Nacional de Formação Florestan Fernandes (ENFF), vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O evento é aberto ao público. 

Almeida vai participar do debate “Direitos humanos, racismo estrutural e democracia brasileira”, e será recebido por lideranças do MST. O evento integra o Ciclo de Debates da ENFF, que foi inaugurado em março e tem atividades mensais. Será a primeira visita do hoje ministro às instalações da escola, que fica em Guararema (SP).

Para o MST, a participação de Silvio Almeida no evento representa uma oportunidade para discutir sobre alguns temas estruturais da sociedade brasileira que se apresentam como dilemas históricos na luta da classe trabalhadora, com especial atenção para os direitos humanos como elemento fundamental de combate ao racismo estrutural no país. 

“Estamos bastante contentes. Havia um pedido da parte do ministro, desde o início deste ano, quando ele tomou posse no ministério, de que pudesse visitar a escola e contribuir em algum debate com nosso público de estudantes da escola quanto com os visitantes que estarão conosco”, disse a coordenadora geral da ENFF, Rosana Fernandes.

Como participar

O evento terá programação durante todo o dia no sábado. As atividades começam às 8h30, com café da manhã. O debate tem início às 9h30. Às 12h será servido o almoço e, na sequência, os participantes vão realizar visita guiada pelas instalações da escola. O encerramento, às 16h, terá café da tarde. As refeições são custeadas pelo valor simbólico de R$ 60 cobrado pelas inscrições.

“É a oportunidade de recebermos visitas externas, de grupos de estudantes, grupos da educação básica e também universitários, além de amigos e amigas, apoiadores do movimento e da própria escola através da Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes”, complementa a coordenadora geral.

Serviço 

Debate com participação de Silvio Almeida e visita à Escola Nacional de Formação Florestan Fernandes – Tema: “Direitos humanos, racismo estrutural e democracia brasileira” 

Data: 23 de setembro de 2023 – das 8h às 16h 

Edição: Thalita Pires