Curso Básico de Agroecologia

RN recebe a V Turma do Curso Básico de Agroecologia e Educação da região Nordeste

Durante nove dias educadores e militantes da educação do campo, se reúnem no Curso Básico de Agroecologia e Educação que esse ano dá centralidade na produção de alimentos saudáveis e o plantio de árvores
Foto: V Curso de Agroecologia e Educação NE 
Créditos: Poliana Souza 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Região Nordeste


Entre os dias 25 de setembro a 03 de outubro, cerca de 160 educadores e militantes da educação do campo se reúnem na V Turma do Curso Básico de Agroecologia e Educação na região Nordeste, com a Turma Josué de Castro. A atividade acontece no Centro de Formação Patativa do Assaré, no município de Ceará Mirim, Rio Grande do Norte. São cerca de 160 educadoras/es da educação infantil ao EJA, militantes da educação do campo dos diversos estados do Nordeste.

O Curso Básico de Agroecologia e Educação é um espaço de teoria e prática e teve sua primeira realização na região Nordeste, no estado da Bahia em 2016. A partir deste ano de 2024, o Curso Básico foi nacionalizado pelo Movimento Sem Terra e terá 5 turmas, uma em cada grande região do país, tendo o primeiro curso deste novo ciclo realizado na região Sul de 3 a 9 de setembro, no município de Fraiburgo, estado de Santa Catarina.

Para Valter Leite, da direção nacional do Setor de Educação do MST, “A experiência com as 4 primeiras edições do curso na Região Nordeste demonstrou o potencial no âmbito da formação de educadores e educadoras acerca da relação ensino, trabalho, agroecologia e Reforma Agrária Popular”, explica.

Foto: V Curso de Agroecologia e Educação NE 
Créditos: Poliana Souza 



“Os cursos têm permitido avançar na reflexão dos desafios políticos, formativos e organizativos que necessitamos enfrentar para inserir a Agroecologia na centralidade dos currículos das escolas do campo, de modo que possibilite fortalecer e territorializar as práticas agroecológicas, a Educação do Campo e a Reforma Agrária Popular por meio do trabalho educativo nas escolas e nos distintas processos educativos nas áreas de reforma agrária para formação das novas gerações de lutadores do presente e construtores do futuro”,finaliza Leite.

Durante a formação estão previstas atividades práticas de vivências em agroecologia no próprio centro de formação e também no campus do IFRN do município. Dentre elas, está a produção de SAF’s, hortas e oficinas de composto orgânicos, realizadas na construção coletiva do conhecimento e de socialização de experiências produtivas dos territórios. Será realizado o plantio de 200 mudas de árvores nos espaços do Centro de Formação Patativa do Assaré.

Para Matheus Mendes, da coordenação Nordeste do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, “a temática se transversaliza com o Plano de Plantio porque pautamos o fortalecimento da agroecologia no Nordeste a partir da leitura territorial do que o plano se propõe a executar nos próximos anos.”

Nesse sentido, a atividade contribui para a troca de conhecimento entre os educadores e educadoras dos estados, com o aprofundamento teórico e prático, fortalecendo a construção e resistência da Reforma Agrária Popular na região.

Foto: V Curso de Agroecologia e Educação NE 
Créditos: Poliana Souza 

*Editado por João Carlos