Nota

Basta de violência! MST se solidariza com Sâmia Bomfim e familiares vítimas de execução no RJ

Nota de solidariedade do MST aos familiares dos quatro médicos baleados na madrugada desta quinta-feira (5) em um quiosque na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Da Página do MST

É com pesar e indignação, que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem a público estender a nossa solidariedade aos familiares dos quatro médicos que foram baleados na madrugada desta quinta-feira (5) em um quiosque na Praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Três morreram na hora e um está internado. As vítimas estavam na cidade para um congresso internacional de ortopedia.

Uma das vítimas do ataque é o irmão da deputada federal e amiga do MST Sâmia Bomfim (PSol-SP), Diego Bomfim. Sâmia caminhou lado a lado  com o Movimento durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tentou criminalizar as lutas construídas pela organização em defesa da terra e da Reforma Agrária Popular, se posicionando como uma defensora intransigente dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo e da cidade.

Segundo informações da Polícia Civil do RJ, o crime se caracteriza como uma execução, já que nada foi levado e os criminosos chegaram atirando. Testemunhas relatam que nada foi dito durante a execução. Foram pelo menos 20 disparos.

O MST estende toda solidariedade aos familiares e amigos dos médicos executados e exigimos celeridade nas investigações para que os responsáveis sejam identificados e punidos. Nos somamos às lutas por justiça e por políticas públicas contra a violência.

Nenhum minuto de silêncio!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

05 de outubro de 2023