Encontro Sem Terrinha

Sem Terrinha se preparam para XI Encontro Estadual no ES

Com o lema "Sem Terrinha em luta: rumo aos 40 anos do MST", as crianças se organizam para o XI Encontro Estadual das Crianças Sem Terrinha no estado do Espírito Santo
Fotos: Setor de Educação do MST/ES

Por Mariana Motta
Da Página do MST

A atividade faz parte da Jornada Nacional dos Sem Terrinha, que, além do encontro, conta com diversas atividades nos assentamentos, organizadas especialmente em conjunto com as escolas nos territórios de Reforma Agrária do estado.

O XI Encontro Estadual das Crianças Sem Terrinha acontecerá no dia 09 de outubro (segunda-feira) em Vitória, no Espírito Santo. A atividade conta com a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), local onde será realizada a abertura do encontro e as oficinas artísticas e pedagógicas no turno matutino. Ao todo, serão oferecidas mais de 20 oficinas diferentes para as crianças Sem Terrinha participarem, explorando a criatividade e refletindo sobre questões gerais de identidade e o papel das crianças na luta pelos direitos.

À tarde, a programação ocorrerá na Central Sindical dos Bancários, onde as crianças realizarão uma Audiência Pública, apresentando um conjunto de reivindicações das crianças Sem Terrinha do Espírito Santo. Isso culminará na criação de uma carta aberta das crianças Sem Terrinha, construída coletivamente nas mais de 26 escolas de assentamentos de Reforma Agrária acompanhadas pelo Setor de Educação do MST/ES.

Fotos: Setor de Educação do MST/ES

Na mesa da Audiência Pública, estarão presentes as crianças Sem Terrinha, representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEDU), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a direção do MST/ES, entre outros.

Em preparação para a Jornada, as crianças participaram de momentos de mística e estudo coletivo sobre o lema: “Sem Terrinha em luta: rumo aos 40 anos do MST!”. Durante esse período, elas participarão de brincadeiras, oficinas e outras atividades culturais. Além do Encontro Estadual, a jornada incluirá uma série de atividades nos territórios, especialmente durante a semana do Dia das Crianças.

*Editado por João Carlos